Plantão
MasterChef teve prova de pescaria e doces; preparo de tartelette elimina concorrente
O décimo sétimo episódio da quarta temporada de MasterChef Brasil, exibido na noite desta terça-feira (27), foi marcado por uma prova de pescaria em equipe e duas provas de doce, o preparo mais temido pelos participantes do programa.
O representante do Paraná, Vitor Bourguignon, foi capitão da equipe vencedora da primeira prova e continua na disputa. Em um resultado surpreendente, a confeiteira Aderlize foi eliminada.
Primeira prova
Na primeira etapa do programa, os participantes foram divididos em duas equipes, a azul e a vermelha. Eles precisaram preparar peixe, mas não receberam o pescado, tiveram que pescá-lo em uma fazenda de peixes em São Paulo, onde são cultivados alguns peixes vendidos no Carrefour. O tempo de pescaria era de 2 horas.
A equipe que pescasse a maior quantidade de peixes ganhava a possibilidade de escolher entre a tilápia vermelha e preta, além de poder “roubar” um competidor da equipe contrária. A equipe azul pescou mais peixes. O time escolheu a tilápia vermelha e trouxe Valter para a equipe.
Os concorrentes tiveram 1 hora e meia para cozinhar para 50 convidados. O mercado era livre. Os preparos poderiam ser inteiros, filé ou posta. “O peixe é uma praça, dentro de um restaurante profissional, muito importante. Ele é delicado, difícil de fazer e a seleção é muito grande”, comenta o jurado Eric Jacquin.
A equipe azul fez um tilápia com purê de erva-doce e farofa de castanha. A equipe vermelha preparou uma tilápia ao molho de alcaparras e ervas com tomate assado recheado de farofa de alho-poró. Os convidados votaram no melhor prato. A equipe vermelha foi vencedora.
Segunda prova
Na segunda prova do episódio, os participantes da equipe azul, que perdeu a primeira prova, precisaram preparar um pain perdu, doce francês que lembra a rabanada. O nome significa “pão perdido”, ou pão que não se pode mais usar, e então é reaproveitado para fazer o doce. “Virou sofisticado. Virou sobremesa de grandes restaurantes”, diz Jacquin. A prova tinha duração de 25 minutos.
O pain perdu é uma sobremesa deliciosa, mas tem que ter algumas coisas que fazem ela ser muito boa: a crocância do pão, a quantidade de açúcar certa, o sabor do creme inglês e a combinação de tudo junto. Mirian, Vitor v. e Fabrizio foram os melhores da prova e subiram para o mezanino.
Prova eliminatória
Disputaram a última prova do episódio Leonardo, Aderlize e Valter. Eles precisaram fazer uma torta de frutas, ou tartelette. “Como que se faz? Com um creme pâtissière e uma massa, pâte brisée ou sablé. Mas o clássico é com pâte brisée”, explica Jacquin. O tempo de prova foi de 45 minutos. Leonardo preparou uma tartelette de frutas da estação e foi o vencedor. Com uma disputa acirrada, Aderlize deixou a competição.
LEIA TAMBÉM
Próximo episódio
Na semana que vem, em uma prova em equipes, os participantes deverão preparar duas entradas e um prato principal em uma hora. Na prova de eliminação, o desafio será replicar um prato de Paola Carosella: nero di seppia com lagostins frescas.