Plantão
Israel deve banir comercialização de foie gras
A guerra do foie gras continua: Isreal está pronta para ser a mais recente jurisdição a banir a importação e o comércio da iguaria francesa. Em uma precoce demonstração de apoio em uma leitura preliminar da legislação nesta semana, 59 membros do Knesset, o parlamento de Israel, se mostraram favoráveis à decisão, contra apenas dez opositores, segundo o Jerusalem Post.
A produção de foie gras deve ser banida em Isreal cerca de uma década depois de ser considerada abusiva.
Se o texto passar pela primeira, segunda e terceira leitura, Israel se tornará a mais recente jurisdição a proibir o comércio de foie gras, logo após a Califórnia, que parou de importar fígado de ganso no ano passado — uma decisão controversa que ainda divide ativistas dos direitos dos animais, chefes e apreciadores da iguaria.
A proibição na Califórnia aconteceu antes mesmo da aprovação da lei, no verão passado, e acabou criando um mercado negro para o produto.
Em Israel, a proposta foi feita em colaboração com os grupos de direito animal, “Anonymous for Animal Rights”, que denunciam que os gansos são cruelmente forçados a comer para engordar o fígado. “Acredito que esta lei não vai apenas contribuir com os animais, mas com a imagem de Israel no mundo”, disse o autor do projeto de lei, Dov Lipman. “É hora de eliminar esta prática de Israel.”
Esta não é a primeira dos grupos de direitos de animais sobre o foie gras. No ano passado, a Câmara do Reino Unido baniu o foie gras de seu próprio restaurante, The Barry Room. A loja de departamento Harvey Nichols, em Londres, também retirou o prato de seu menu, atendendo à crescente pressão de grupos de defesa de direitos dos animais em 2010.