Thumbnail

Plantão

Chefs e empresários debatem em evento gratuito como mudar o mundo pela gastronomia

Priscila Bueno, especial para a Gazeta do Povo
16/08/2018 16:00
Você sabia que é possível transformar o mundo através da gastronomia? O maior exemplo disso é a Gastromotiva, organização sem fins lucrativos que capacita jovens de baixa renda em cursos de culinária e os insere no mercado de trabalho. A organização vai mostrar um pouco do trabalho que faz na próxima segunda-feira (20), às 19h, na mesa redonda de “Empreendedorismo Social – Transformando o mundo através da gastronomia” no auditório Ecoville, na Universidade Positivo, em Curitiba.
O chef David Hertz é o criador da Gastromotiva, projeto que forma jovens de baixa renda no Brasil e no exterior. Foto: divulgação.
O chef David Hertz é o criador da Gastromotiva, projeto que forma jovens de baixa renda no Brasil e no exterior. Foto: divulgação.
O chef David Hertz, fundador da Gastromotiva, recebe três convidados para a conversa: o empresário e chef de cozinha Beto Madalosso; a empresária Clemilda Thomé, responsável pelo empório natural e restaurante Bee.O e o gerente de sustentabilidade corporativa da Cargill na América Latina, Yuri Feres.
A mediação da conversa ficará a cargo da jornalista Jussara Voss, blogueira do Bom Gourmet. “Ser empreendedor social, diferentemente de qualquer outro empreendedor, significa ter motivação de fazer algo maior que o ganho pessoal, fazer também pelo outro e em prol da transformação social”, explica Hertz, da Gastromotiva.
O evento é gratuito e aberto ao público, com vagas limitadas. As inscrições devem ser feitas até sexta-feira (dia 17) aqui.
Foto: Marcelo Andrade/ Gazeta do Povo
Foto: Marcelo Andrade/ Gazeta do Povo

Hackathon

A palestra é o evento de aquecimento para o 1º Hackathon de Gastronomia Social, que
será realizado no dia 25 de agosto com a participação de alunos da Universidade Positivo. A sommelier Thays Ferrão, coordenador da Gastromotiva em Curitiba, explica que a organização procurou a universidade para a realização do hackathon. Serão passados três problemas de ordem social relacionados à gastronomia e 100 alunos de diversos cursos vão tentar resolver. “Quanto maior interdisciplinaridade houver, melhor”, diz. Dessa maratona podem surgir diversas soluções, como um produto ou até um software, completa.

Nova turma

A sexta turma do curso de capacitação em cozinha profissional da Gastromotiva começa as aulas nesta sexta-feira (17). São 48 alunos, todos aprovados por um processo seletivo que foi aplicado em parceria com os alunos do curso de psicologia da UP.
Em 12 anos a Gastromotiva já formou mais de 4.500 profissionais em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Salvador, Cidade do México, África do Sul e El Salvador.
O projeto foi fundado pelo chef curitibano David Hertz, um dos grandes impulsionadores da gastronomia social no mundo. Hertz é Young Global Leader do Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, e já falou no Banco Mundial e no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Participe

Qual prato da culinária japonesa você quer aprender a preparar com o Bom Gourmet?

NewsLetter

Seleção semanal do melhor do Bom Gourmet na sua caixa de e-mail