Plantão
Franceses são fiéis a seus restaurantes
Um a cada três franceses escolhe um restaurante para chamar de seu, revela o NPD Group, uma sociedade internacional que estuda o comportamento cotidiano dos frequentadores de restaurantes.
Os franceses são fiéis a seu estabelecimento favorito. O hábito é o critério mais frequente na escolha. A tendência é reforçada na escolha de uma pessoa que almoça sozinha durante a semana: o hábito tem decisão final em metade dos franceses.
O ambiente do estabelecimento é o segundo critério de escolha, seguido pela qualidade da comida. Apesar da situação econômica, o NPD Group constata que o preço não é decisivo na escolha de um restaurante tradicional: apenas um francês em dez considera o preço uma prioridade.
“Conforme ir a um restaurante torna-se uma ocasião mais rara, o cliente francês escolhe critérios mais afetivos e favorece o estabelecimento que já conhece e que lhe trará garantia de qualidade”, comenta Christine Tartanson, diretora da divisão Foodservice do NPD Group.
Esta característica parece ser mais marcante entre franceses do que no resto da Europa. Na Grã-Bretanha, Itália, Alemanha e Espanha, a ordem dos critérios são os mesmos — hábito, qualidade do prato e preço –, mas a importância de cada um deles em número tende a ser mais homogênea.
Por último, no quesito fast-food, o hábito permanece primordial, mas o preço fica em segundo lugar como motivo de escolha (um francês a cada cinco).