Plantão
Erick Jacquin vai abrir restaurante francês a preços acessíveis
No ar, na nova temporada de MasterChef, o chef francês Erick Jacquin anunciou que vai abrir um novo restaurante em São Paulo. Chamado de Président, o local deve abrir no início de junho e a especialidade, claro, será a gastronomia francesa.
A nova empreitada do chef vem três anos depois de falir seu primeiro restaurante francês no Brasil, o La Brasserie, em São Paulo (leia mais abaixo). Considerado um dos melhores do gênero no país, a casa fechou em 2016 após 12 anos de funcionamento.
Para Jacquin não é nenhum problema abrir um restaurante ao mesmo tempo em que se tornou pai de gêmeos e estrela uma nova temporada do reality na Band. “Tenho apoio do meu sócio, da minha mulher, e estou realizando um sonho de muitos anos”, conta Jacquin.
Ele afirma que, apesar de o restaurante estar em uma área nobre da cidade, nos Jardins, ele será um lugar para todos. “Não fazemos algo só para os vizinhos. Escolhi o bairro por ter encontrado lá um ponto muito bom. Ele terá dois andares e um ambiente moderno e descolado”, afirma o chef.
Nova tentativa
A carreira do chef Erick Jacquin teve alguns altos e baixos desde que chegou no Brasil em meados de 1995. Ele veio ao país a convite do restaurateur Vincenzo Ondei para comandar a cozinha do Le Coq, em São Paulo. Em Paris, deixou o cargo de chef de cuisine do Au Comte de Gascogne, quando acabara de ganhar sua primeira estrela do Michelin.
O chef veio com passagens de ida e volta no bolso para ficar por apenas três anos, mas não retornou à Paris. E Jacquin virou referência por fazer sua cozinha francesa tradicional, foi o primeiro cozinheiro da América Latina a receber o título de Maître Cuisinier de France, uma alta honraria da gastronomia.
Em um dos episódios do reality show Pesadelo na Cozinha, exibido na Band em 2017, Jacquin disse que fechou seu primeiro restaurante porque não conseguiu mais pagar as contas.
“Eu não fechei por falta de qualidade. Eu não fechei porque os clientes reclamavam. Eu fechei porque eu não tinha clientes o suficiente, com certeza”, afirmou na época.
>> Leia também: Novo reality vai ensinar como tocar um restaurante de sucesso
Já o seu segundo negócio, o Tartar & Co., funcionou até o ano passado quando o próprio chef se desligou do negócio. Depois de seis anos aberto, o bistrô fechou as portas. “Acho que todo mundo tem direito a uma segunda chance. É um recomeço. Tudo que eu faço é pensando no futuro. Eu nunca olho para trás”, disse em entrevista ao Portal da Band.
Erick Jacquin também teve uma passagem por Curitiba ao prestar consultoria para o primeiro menu contemporâneo do restaurante C La Vie, em 2010.