Plantão
Depois do ano-novo
Sabe aquela frase: o que importa não é só o que você come entre o Natal e o ano-novo, mas o que você consome entre o ano-novo e o Natal? Nesses últimos dias fui surpreendida inúmeras vezes por ela: na academia, na conversa de amigas nos corredores do supermercado, em uma reportagem sobre dietas. E foi inevitável não pensar. Primeiro porque, como toda mulher, me preocupo com os pesinhos a mais na balança. Mas, para mim, a frase não fala apenas de quantidade, mas de qualidade — que pode ser alcançada combinando elementos ricos em energia e nutrientes, como os apresentados na matéria “Comece o ano bem”. E o melhor: com sabor e a riqueza que a boa gastronomia pede.
E como o papo é sobre começo, esta é a época certa de colocar os planos em prática. Com exceção da maioria das instituições de ensino superior que já realizaram seus vestibulares, as escolas especializadas em gastronomia aceitam novos alunos nos cursos de cozinheiro, sommelier e de confeitaria.
Mas se você tem outra profissão e arrasa no fogão nas horas vagas, abra seu caderninho de receitas (ou da avó, da mãe, da tia) e comece a treinar. Em breve vamos anunciar a edição 2013 do Desafio do Chef. E lembre, o concurso é para quem vai para a cozinha por puro lazer e paixão.
E a paixão move também quem gosta de preparar drinques em casa, o tema de capa deste mês. Parece simples, mas é cheio de regrinhas: ingredientes que não podem ser misturados, hora adequada para servir cada coquetel. Agora e só preparar a coqueteleira e mãos à obra.
Até março!