Plantão
Chef curitibano se dispersa, leva bronca, mas continua no Masterchef
A nova temporada do Masterchef Profissionais começou nesta terça (6) e já mostrou a que veio. Com mais participantes, mais provas e mais dificuldade, o primeiro episódio já teve três eliminações. O representante curitibano Ravi Leite não foi bem na prova de releitura, mas se salvou na prova de serviço e continua no programa.
O chef de 26 anos, que estudou com com os cozinheiros respeitadíssimos, entre eles Celso Freire e Laurent Suaudeau, e trabalha em São Paulo desde 2010, acabou sendo tachado pelos companheiros como disperso e levou broncas. Ravi não foi poupado nem mesmo pela chef Paola Carosella. “Tem alguém lá em cima, Ravi? Porque eu estou aqui, falando”, disse Paola ao chef que olhava para o teto enquanto ela explicava sobre a prova.
To torcendo pra esse Ravi ficar só pra ver o Jacquin e ele tretando na temporada #MasterChefBR pic.twitter.com/uSilmOL0LA— illumi (@nati_schneider) 6 septembre 2017
Provas
Os participantes foram divididos em dois grupos para sua primeira prova. Enquanto metade teve de preparar uma releitura da feijoada, a outra teve que fazer um prato que levasse ao menos duas partes de um leitão que eles mesmos precisavam cortar.
Quem se deu bem na prova de reinvenção foi a chef Angélica, especializada em gastronomia molecular, que preparou espuma de feijoada com cogumelo Paris e farofa de cebola. Já Ravi ficou entre os dois piores, tendo preparado uma feijoada cremosa com farofa, couve e granita de caipirinha. O gelado da granita num prato de feijoada não agradou os jurados. O chef Pedro Pecego foi o eliminado da prova.
A prova de habilidade fez os participantes destrincharem um porco e usar ao menos duas partes do animal no prato. A criatividade dos chefs chamou a atenção, já que alguns preparos foram além do pernil e da costela e usaram a cabeça e até mesmo o cérebro. Quem chamou a atenção dos jurados foi a chef Mirna, com pescoço e cérebro de porco marinado acompanhados de purê de batata com raiz-forte.
O professor quando você tira nota 10! #MasterChefBR pic.twitter.com/ik5ASUuloW— MasterChef Brasil (@masterchefbr) 6 septembre 2017
O eliminado foi o chef Edney Moreira, que esqueceu de colocar o pernil na montagem e por isso não cumpriu com as regras da prova.
Última prova
O serviço foi a modalidade da prova de eliminação do episódio. Os chefs Ravi, Lubyanka, Bárbara e Guilherme tiveram de reproduzir pratos do chef Erick Jaquin para trinta pessoas. O menu incluía alcachofra à provençal quente com molho de ervas frescas, ravióli de lagostim com molho de sauternes e gengibre, filé mignon au pomme maxime com emulsão de foie gras e mousse de linguado com emulsão de frutas cítricas e aspargos e, como sobremesa, sopa de frutas vermelhas com sorvete de maracujá e ervas e carolinas com creme de baunilha e crocante de amêndoas.
Apesar de ter recebido comentários ácidos do chef Jacquin, Ravi se salvou no preparo com elogios, já que durante a prova assumiu várias tarefas e conseguiu cumprir com as responsabilidades da prova.
A terceira eliminada da edição foi Bárbara, de 21 anos, que saiu elogiada pelos jurados.
LEIA MAIS