Plantão
Cozinha oriental com toque brasileiro vence o MasterChef 2019
Como nas vezes anteriores, o episódio final do MasterChef foi em clima de festa, com direito a tapete vermelho, família no mezanino e parte do programa ao vivo. Os finalistas, a piauiense Lorena Dayse Nunes Borges e o paulista Rodrigo Massoni, fizeram um menu completo característico de cada um.
Com o menu “Meu mundo”, Rodrigo acrescentou toques asiáticos aos pratos e conquistou o título de MasterChef Brasil 2019. A entrada foi um tortellini de camarão com caldo asiático (que tinha entre os ingredientes, galanga, capim limão, limão kafir, leite de coco e cogumelo). Para Paola, o caldo – apesar de itens com sabores fortes – foi moderado e o leite de coco entrou de forma sutil para suavizar. O único senão foi que a massa poderia ter ficado um pouco mais fina.
O prato principal teve um pé na Ásia com um molho agridoce que acompanhou a barriga de porco, pururucada à perfeição. A guarnição foi uma vinagrete de feijão Santarém, leguminosa que tem um sabor mais amanteigado. “Faltou um pouco de sal. Mas o restante está muito bom”, elogiou Erick Jacquin.
Para finalizar a refeição, Rodrigo fez um sorvete com leite de coco tailandês, gengibre e limão com farofa de gergelim branco e preto. Henrique Fogaça disse que a sobremesa estava muito equilibrada. “Não é doce, é aromática, refrescante e muito bonita. Bem harmônico”.
Rodrigo sempre foi um mistério. “Demorou um tempo para descobrir o Rodrigo. Ele não é dominado pelo medo”, elogiou Paola Carosella. Durante o reality ele teve nove vitórias.
Piauí
Com o menu “Uma viagem pelo Piauí”, Lorena também encantou os jurados. Sua entrada, Delta do Parnaíba, foi um ravioli de vinho com agár-agár (isso resultou em uma “massa” transparente), recheado com caranguejo, emulsão de bacuri e crocante de biju. Paola Carosella destacou que o ravióli – que representava o mar — não tinha a textura de gelatina e o sabor do caranguejo estava muito presente. “Um prato surpreendente”, elogiou.
Lorena representou o seu Piauí do início ao fim do menu.O prato principal, representativo da terra – Serra da Capivara –, foi um carneiro ao molho de leite de coco com baião de dois de feijão verde. Entre os ingredientes do molho, semente de coentro, canela, cominho e páprica. “Eu senti sua comida, sua terra, o Brasil. Mas foi um prato diferente de um para o outro”, falou Erick Jacquin.