Plantão
Eleita a melhor do mundo, comida de rua é proibida em Bangkok
Famosa no mundo inteiro pela variedade, a comida de rua de Bangkok começou a desaparecer das calçadas da capital da Tailândia. De acordo com o jornal britânico The Guardian, a prefeitura da cidade tailandesa quer restabelecer “ordem e higiene” nos 50 bairros de Bangkok expulsando milhares de pequenos vendedores das calçadas.
A decisão foi criticada por amantes da gastronomia local, já que a comida de rua de Bangkok é uma opção barata muito apreciada pelos trabalhadores, além de representar um aspecto cultural tailandês. As tradicionais sopas apimentadas, os pad thai de porco ou caranguejo, os espetinhos, os kebabs de porco agridoce e os pratos de frango frito são vendidos em todas as esquinas e são encontrados facilmente também à noite.
A fama da comida de rua de Bangkok foi celebrada também pela tevê norte-americana CNN que a elegeu a melhor street food do mundo em 2017. Todo ano, a comida de rua de Bangkok atrai milhões de turistas internacionais curiosos para experimentá-la e empresas locais organizam tours e passeios focados nas especialidades gastronômicas tailandesas que conta também com pratos exóticos como escorpiões, tarantulas e larvas.
Ainda não está claro como a nova política pública será implementada, mas os primeiros vendedores de comida de rua de Bangkok já foram retirados das calçadas em abril. Outros encontraram abrigo em espaços particulares que não obstruem as calçadas.