Plantão
Cliente morre após comer em restaurante com estrela Michelin
Uma mulher de 46 anos morreu depois de almoçar no RiFF, restaurante em Valencia, na Espanha, dono de uma estrela Michelin. O caso ocorreu no último sábado (16). Além dela, outras 29 pessoas, incluindo o marido e o filho da vítima, também apresentaram sintomas de mal-estar gástrico após consumirem o menu degustação.
De acordo com o New York Times e a Associated Press, a corte espanhola está aguardando o resultado da autópsia para seguir com a investigação.
O estabelecimento, localizado na cidade de Valencia, é comandado pelo chef alemão Bernd H. Knöller desde 2001. Em comunicado oficial, Knöller informou que o RiFF permanecerá fechado até o fim das investigações. “Desde o primeiro momento contribuí com o Conselho de Saúde para esclarecimentos, esperando que as causas possam ser estabelecidas o quanto antes”, disse o chef proprietário. Segundo ele, o restaurante sempre seguiu as normas sanitárias estritamente.
Cogumelos venenosos?
A suspeita sobre a causa da intoxicação alimentar recai sobre cogumelos Morchella, ingredientes de um dos pratos do menu degustação. Os fungos em questão têm caule cilíndrico e topo com formato de colmeia.
Eles nunca devem ser comidos crus, pois contêm pequenas quantidades de hidrazina, composto com propriedades similares à amônia. Porém, mesmo cozidos, podem provocar intoxicação quando combinados com bebidas alcoólicas.
A causa oficial ainda não foi confirmada pela investigação da corte espanhola.
Bernd H. Knöller
O chef nasceu em Selva Negra, na Alemanha, e abriu seu primeiro restaurante na Espanha, o El Ángel Azul, em 1993. Seu trabalho conquistou prêmios e caiu nas graças da crítica e, em 2001, inaugurou o RiFF. Em 2009, recebeu a primeira estrela Michelin.
“Qualidade máxima com produtos locais e sazonais que criam combinações culinárias de sucesso e menus interessantes”, diz um trecho do renomado guia gastronômico a respeito do RiFF.
Em 2013, lançou seu primeiro livro, Ànima Mediterrània, em parceria com o fotógravo Xavier Mollà. O título foi considerado “o melhor do livro do mundo” na categoria Cozinha Mediterrânia do Gourmand Cookbook Awards. No início de 2018, os dois lançaram “Unánime: Cocina y Fotografía”, que também foi premiado pela organização.
LEIA TAMBÉM