Thumbnail

Plantão

Cliente morre após comer em restaurante com estrela Michelin

Redação
22/02/2019 18:18
Uma mulher de 46 anos morreu depois de almoçar no RiFF, restaurante em Valencia, na Espanha, dono de uma estrela Michelin. O caso ocorreu no último sábado (16). Além dela, outras 29 pessoas, incluindo o marido e o filho da vítima, também apresentaram sintomas de mal-estar gástrico após consumirem o menu degustação.
De acordo com o New York Times e a Associated Press, a corte espanhola está aguardando o resultado da autópsia para seguir com a investigação.
O chef proprietário do RiFF, Bernd Knöller. Foto: Reprodução / Instagram
O chef proprietário do RiFF, Bernd Knöller. Foto: Reprodução / Instagram
O estabelecimento, localizado na cidade de Valencia, é comandado pelo chef alemão Bernd H. Knöller desde 2001. Em comunicado oficial, Knöller informou que o RiFF permanecerá fechado até o fim das investigações. “Desde o primeiro momento contribuí com o Conselho de Saúde para esclarecimentos, esperando que as causas possam ser estabelecidas o quanto antes”, disse o chef proprietário. Segundo ele, o restaurante sempre seguiu as normas sanitárias estritamente.

Cogumelos venenosos?

A suspeita sobre a causa da intoxicação alimentar recai sobre cogumelos Morchella, ingredientes de um dos pratos do menu degustação. Os fungos em questão têm caule cilíndrico e topo com formato de colmeia.
Eles nunca devem ser comidos crus, pois contêm pequenas quantidades de hidrazina, composto com propriedades similares à amônia. Porém, mesmo cozidos, podem provocar intoxicação quando combinados com bebidas alcoólicas.
A causa oficial ainda não foi confirmada pela investigação da corte espanhola.
Cogumelos Morchella, suspeitos de fazerem parte de um dos pratos do menu degustação do RiFF. Foto: VisualHunt.
Cogumelos Morchella, suspeitos de fazerem parte de um dos pratos do menu degustação do RiFF. Foto: VisualHunt.

Bernd H. Knöller

O chef nasceu em Selva Negra, na Alemanha, e abriu seu primeiro restaurante na Espanha, o El Ángel Azul, em 1993. Seu trabalho conquistou prêmios e caiu nas graças da crítica e, em 2001, inaugurou o RiFF. Em 2009, recebeu a primeira estrela Michelin.
“Qualidade máxima com produtos locais e sazonais que criam combinações culinárias de sucesso e menus interessantes”, diz um trecho do renomado guia gastronômico a respeito do RiFF.
Em 2013, lançou seu primeiro livro, Ànima Mediterrània, em parceria com o fotógravo Xavier Mollà. O título foi considerado “o melhor do livro do mundo” na categoria Cozinha Mediterrânia do Gourmand Cookbook Awards. No início de 2018, os dois lançaram “Unánime: Cocina y Fotografía”, que também foi premiado pela organização.
LEIA TAMBÉM

Participe

Qual prato da culinária japonesa você quer aprender a preparar com o Bom Gourmet?

NewsLetter

Seleção semanal do melhor do Bom Gourmet na sua caixa de e-mail