Plantão
Manu Buffara chora ao falar da horta urbana de Curitiba em São Paulo
Manu Buffara se emocionou na tarde desta quarta (26) no palco do Mesa Tendências, espaço de palestras da Semana Mesa SP, o maior congresso de gastronomia do Brasil, que está sendo realizado em São Paulo. Foi a quinta vez que a chef paranaense, que comanda o Restaurante Manu, em Curitiba, deu palestra no evento. Dessa vez, ela apresentou o projeto de horta comunitária do bairro Tatuquara, em Curitiba, e novamente dividiu o palco com outros protagonistas da história que contou à plateia.
Como o presidente da associação de moradores de Rio Bonito, Delso Moretti, que deu detalhes sobre o projeto que revitalizou a região. O terreno, que hoje comporta 100 lotes de 130 metros quadrados debaixo de fios de tensão elétrica, ficou abandonado, com lixo entulhado, até 2004, quando quatro famílias começaram a transformá-lo em uma horta.
“Cada um de vocês pode fazer isso em seus bairros e cidades. Tudo o que você faz para limpar a natureza é bem-vindo“, encorajou Moretti. A comunidade é uma das 24 de Curitiba que atualmente conta com uma horta urbana. São mais de 80 escolas de Curitiba que adotaram o mesmo conceito.
A novidade chamou a atenção de gente de fora pelo burburinho. “Hoje estamos recebendo doações de sementes e começamos a testar algumas plantas em um lote para fazer a Horta do Chef, em que eu e alguns colegas vamos usar os insumos”, contou Buffara.
Das primeiras espigas de milho colhidas na horta, Manu fez uma farinha de milho e preparou uma base de macaron usando o ingrediente no lugar da farinha de amêndoas. A chef fez a demonstração no palco: pegou a base do macaron, colocou cebola caramelizada na cerveja preta e finalizou com nata fermentada no restaurante. “Eu vivo convidando o Delso para jantar no meu restaurante e ele nunca vai. Agora ele vai provar um dos snacks que eu sirvo no Manu”, disse, entregando o petisco a ele. Chorando, completou: “Gostaria que você provasse o que você torna possível que a gente cozinhe”.
Goodtruck
Gabrielle Mahamud, culinarista e autora do blog Flor de Sal, também subiu ao palco para apresentar sua contribuição ao novo momento de Manu Buffara: vegetariana e idealizadora do Goodtruck, a blogueira trouxe dados sobre o desperdício de comida: 60% da produção de vegetais é perdida desde o seu transporte até o momento em que “sobra” em casa. “Poderíamos estar alimentando muito mais gente se distribuíssemos igualmente esses alimentos e consumíssemos integralmente”, afirmou.
LEIA TAMBÉM