Thumbnail

Plantão

Manu Buffara chora ao falar da horta urbana de Curitiba em São Paulo

Flávia Schiochet
26/10/2017 21:39
Manu Buffara se emocionou na tarde desta quarta (26) no palco do Mesa Tendências, espaço de palestras da Semana Mesa SP, o maior congresso de gastronomia do Brasil, que está sendo realizado em São Paulo. Foi a quinta vez que a chef paranaense, que comanda o Restaurante Manu, em Curitiba, deu palestra no evento. Dessa vez, ela apresentou o projeto de horta comunitária do bairro Tatuquara, em Curitiba, e novamente dividiu o palco com outros protagonistas da história que contou à plateia.
Manu Buffara com o prefeito de Curitiba, Rafael Greca. Foto: Flávia Schiochet/Gazeta do Povo.
Manu Buffara com o prefeito de Curitiba, Rafael Greca. Foto: Flávia Schiochet/Gazeta do Povo.
Como o presidente da associação de moradores de Rio Bonito, Delso Moretti, que deu detalhes sobre o projeto que revitalizou a região. O terreno, que hoje comporta 100 lotes de 130 metros quadrados debaixo de fios de tensão elétrica, ficou abandonado, com lixo entulhado, até 2004, quando quatro famílias começaram a transformá-lo em uma horta.
“Cada um de vocês pode fazer isso em seus bairros e cidades. Tudo o que você faz para limpar a natureza é bem-vindo“, encorajou Moretti. A comunidade é uma das 24 de Curitiba que atualmente conta com uma horta urbana. São mais de 80 escolas de Curitiba que adotaram o mesmo conceito.
A novidade chamou a atenção de gente de fora pelo burburinho. “Hoje estamos recebendo doações de sementes e começamos a testar algumas plantas em um lote para fazer a Horta do Chef, em que eu e alguns colegas vamos usar os insumos”, contou Buffara.
Das primeiras espigas de milho colhidas na horta, Manu fez uma farinha de milho e preparou uma base de macaron usando o ingrediente no lugar da farinha de amêndoas. A chef fez a demonstração no palco: pegou a base do macaron, colocou cebola caramelizada na cerveja preta e finalizou com nata fermentada no restaurante. “Eu vivo convidando o Delso para jantar no meu restaurante e ele nunca vai. Agora ele vai provar um dos snacks que eu sirvo no Manu”, disse, entregando o petisco a ele. Chorando, completou: “Gostaria que você provasse o que você torna possível que a gente cozinhe”.

Goodtruck

Gabrielle Mahamud, culinarista e autora do blog Flor de Sal, também subiu ao palco para apresentar sua contribuição ao novo momento de Manu Buffara: vegetariana e idealizadora do Goodtruck, a blogueira trouxe dados sobre o desperdício de comida: 60% da produção de vegetais é perdida desde o seu transporte até o momento em que “sobra” em casa. “Poderíamos estar alimentando muito mais gente se distribuíssemos igualmente esses alimentos e consumíssemos integralmente”, afirmou.
LEIA TAMBÉM

Participe

Qual prato da culinária japonesa você quer aprender a preparar com o Bom Gourmet?

NewsLetter

Seleção semanal do melhor do Bom Gourmet na sua caixa de e-mail