Plantão
Assembleia aprova em primeiro turno projeto que cria Rota da Cerveja Artesanal do Paraná
Um projeto de lei que cria a Rota da Cerveja Artesanal do Paraná foi aprovada em primeiro turno na Assembleia Legislativa na última quarta-feira (8). A princípio, são dez os municípios que compõem a rota: Almirante Tamandaré, Araucária, Campo Largo, Colombo, Curitiba, Pinhais, Piraquara, Ponta Grossa, Quatro Barras e São José dos Pinhais, mas este número pode aumentar.
De autoria da deputada Maria Victoria (PP) e do deputado Anibelli Neto (PMDB), o projeto quer incentivar a produção de cervejarias caseiras e microcervejarias, promover eventos ligados ao setor e desenvolver o turismo local.
A ideia é criar um calendário voltado ao setor, com a possibilidade de realizar eventos de grande porte focados nas cervejas artesanais. O projeto também prevê a instalação em áreas públicas de postos de informação e agendamento de visitas aos locais de fabricação.
O projeto poderá sofrer algumas alterações, em especial quanto à listagem de municípios. A previsão é de que passe por segunda votação na próxima segunda (13/02).
A cerveja artesanal
A região de Curitiba concentra um dos maiores polos cervejeiros do Brasil. Segundo a Associação das Microcervejarias do Paraná (Procerva), até junho de 2016, das 39 empresas do ramo no estado, 25 estavam localizadas na região metropolitana de Curitiba (RMC). Mas o número pode ser maior, somando-se àquelas não filiadas. Curitiba também é a primeira cidade do país a abrigar uma cervejaria-escola, a Bodebrown, fundada em 2009.
LEIA MAIS: