Bom Gourmet
Pix se torna modo de pagamento preferencial do setor de alimentação, informa economista
Pix se tornou modalidade corrente de pagamento nos estabelecimentos de alimentação fora do lar. Freepik
O Pix, criado em 2020, meio de pagamento mais disseminado pelo país, caiu nas graças dos brasileiros. Se tornou o substituto dos antigos "DOC" e "TED", que possuíam um longo tempo para serem efetuados e tinham seu funcionamento limitado ao horário comercial dos bancos. Com isso, por conta de sua simplicidade, facilidade e baixo custo de transação, o Pix se tornou indispensável no cotidiano brasileiro. Essa é a visão de João Ricardo Tonin, economista da FoodCo.
Embora ainda não existam estudos e relatórios conclusivos sobre o impacto do Pix no crescimento e desenvolvimento econômico do país, dados do Banco Central, já registram mais de 200 milhões de transações diárias. A velocidade com que o Pix é realizado, faz com que o dinheiro circule na economia e isso influencia diretamente a geração de riqueza.
O Pix também impactou o setor de alimentação fora do lar e os estabelecimentos comerciais. De acordo com Tonin, o Pix se tornou o modo preferencial de pagamento para essas empresas e estabelecimentos. "Pix tornou-se uma estratégia vantajosa em face das mensalidades e custos associados às maquininhas de cartão. Diante deste contexto, a indústria alimentícia desenvolve cada vez mais iniciativas para estimular os consumidores a adotarem o Pix como modo de pagamento preferencial, muitas vezes oferecendo brindes como um incentivo adicional", afirma o economista.
Tonin complementa sobre as vantajosas possibilidades de receita que o Pix trouxe para as empresas do setor de gastronomia. "Aumentar as receitas por meio do Pix pode conferir aos bares e restaurantes, margens de lucro mais robustas e capital de giro para aproveitar descontos junto aos fornecedores, aos quais também buscam liquidez", complementa João Ricardo Tonin, economista da FoodCo.
O Boletim FoodCo. com a análise completa e em áudio do economista João Ricardo Tonin é um conteúdo semanal exclusivo para os assinantes da plataforma. A FoodCo. é a maior comunidade de donos de bares e restaurantes do Brasil. São mais de 13 mil empresários do setor reunidos em uma rede de conhecimento e networking, com acesso a conteúdos essenciais para quem empreende com alimentação fora do lar.
VEJA TAMBÉM: