Bom Gourmet

Petisco de carne-de-sol suína, do Pará, é o campeão nacional do Comida di Buteco 2025

Beatriz Ponte
02/07/2025 14:02
Thumbnail

O petisco “Capitão do Sertão de Virgulino Lampião e Maria Bonita”, da Confraria do Fraga, de Belém (PA), foi o vencedor nacional do Comida di Buteco 2025. / Crédito: Reprodução

O “Capitão do Sertão de Virgulino Lampião e Maria Bonita”, da Confraria do Fraga, de Belém (PA), foi o vencedor nacional do Comida di Buteco 2025. O petisco é uma combinação de carne-de-sol suína, baião-de-dois, jabá, jambi, queijo coalho e cheiro-verde, tudo empanado em cuscuz de chicória. A final aconteceu na última terça-feira (1º), em São Paulo, e reuniu os campeões regionais dos 27 circuitos do país.
Esta edição do concurso bateu o recorde de participação, registrando mais de 1,5 milhão de votos em todo o país e com mais de 1,1 mil botecos participantes. Para definir os três melhores do Brasil, os finalistas são avaliados por jurados especializados de diversos estados, que consideram critérios de sabor, atendimento, higiene e temperatura das bebidas.
O segundo lugar ficou com Bar do Durante, de Campinas (SP), com o “Joelhinho à Pururuca”, acompanhado de mandioca cozida e manteiga de garrafa. O terceiro colocado foi o para o petisco “A vaca foi pro brejo”, do Nunes Bar, de Vale do Aço (MG), que era uma costela de boi recheada, casqueirada na brasa com mandioca cremosa na manteiga acompanhada de vinagrete de abacaxi e farofa de alho com bacon.
O Comida di Buteco é uma competição gastronômica que tem como propósito valorizar a cultura e o papel social dos botecos no cotidiano brasileiro. As inscrições para a edição de 2026 já estão abertas e podem ser feitas pelo site oficial do concurso. Os critérios de participação são: o dono precisa estar à frente do negócio e o estabelecimento não pode pertencer a redes ou ser uma franquia.