Thumbnail

Pessoas

Anthony Bourdain, o “chef bad boy”, morre aos 61 anos

Redação
08/06/2018 12:28
Um dos chefs mais famosos do mundo e apresentador de televisão americano Anthony Bourdain morreu, nesta sexta-feira (8), aos 61 anos, segundo informou a CNN, emissora para qual ele trabalhava.
Foto: CNN
Foto: CNN
“É com tristeza extraordinária que confirmamos a morte de nosso amigo e colega, Anthony Bourdain”, disse a rede em um comunicado na manhã de sexta-feira. “Seu amor por grandes aventuras, novos amigos, boa comida e bebida e as histórias notáveis do mundo fez dele um contador de histórias único. Seus talentos nunca deixaram de nos surpreender e vamos sentir muita falta dele. Nossos pensamentos e orações estão com sua filha e família neste momento incrivelmente difícil”. A causa da morte aparentemente foi suicídio, informou a emissora.
Bourdain estava em Estrasburgo, na França, gravando um episódio do seu aclamado programa “Parts Unknown” (Lugares desconhecidos), em que ele viaja pelo mundo explorando diferentes culturas culinárias. O corpo foi encontrado por seu amigo, o chef francês Eric Ripert, no quarto do hotel onde estava hospedado, segundo a emissora americana.
Bourdain era reconhecido pelo seu talento na cozinha e em frente às câmeras. Ganhou diversos prêmios em sua carreira e foi descrito pela instituição Smithsonian como “o rock star” do mundo da culinária. De personalidade forte e polêmica, Bourdain fazia o estilo “chef bad boy”, mas em seus livros e programas fazia campanhas por populações marginalizadas e melhores condições de trabalho nos restaurantes.
Nascido em Nova York (EUA), Bourdain se formou em gastronomia pelo Culinary Institute of America (CIA), em 1978. Foi chef de restaurantes renomados como a Brasserie Les Halles, mas ganhou fama ao publicar o livro Cozinha Confidencial, biografia em que narra os bastidores do mundo dos restaurantes. A publicação traz detalhes obscuros, como assédios e outros problemas e vícios no mundo dos cozinheiros.
Apresentou diversos programas de viagem e culinária na TV. A frente do “Sem reservas” ganhou dois Emmy e dezenas de indicações. Desde 2013, se dedicava ao programa Parts Unknown, na rede CNN.
Nas redes sociais, chefs brasileiros e internacionais lamentaram a morte de Bourdain. Confira a repercussão:
LEIA TAMBÉM

Participe

Qual prato da culinária japonesa você quer aprender a preparar com o Bom Gourmet?

NewsLetter

Seleção semanal do melhor do Bom Gourmet na sua caixa de e-mail