Pessoas
As 6 regras de ouro de Gordon Ramsay para uma experiência perfeita no restaurante
O super chef britânico Gordon Ramsay revelou ao jornal inglês The Guardian as seis regras que ele segue para ter uma experiência gastronômica perfeita ao comer no restaurante. Por exemplo, ele sugere fazer um lanche antes de ir comer fora para evitar de devorar o couvert enquanto espera-se pelo prato; outra dica é perguntar ao sommelier o melhor vinho para harmonizar com a comida, sem gastar muito.
O chef americano Anthony Bourdain já fez isso 20 anos atrás no livro Cozinha Confidencial. Suas regras por exemplo eram: nunca peça o peixe na segunda, evite pedir bife bem passado ou o brunch.
As 6 regras de Gordon Ramsay para comer fora
Ligue, não faça reserva online
Ao fazer reserva online, o site ou o aplicativo do restaurante podem não estar atualizado em tempo real e mostrar que não há mesas disponíveis, mesmo que ainda haja lugares. Portanto não custa ligar e perguntar. A casa pode ter recebido cancelamentos de reservas de última hora. Quem sabe, você consiga uma mesa melhor que o esperado.
Olhe o banheiro
Assim como já alertava Bourdain e como indica o bom senso, Ramsay também avisa: “Eu não comeria em um lugar que não mantém um nível básico de higiene (e muitos estabelecimentos não têm)”. Nós tampouco.
Coma antes
Pode parecer um contrassenso e até pouco sábio, mas fazer um lanchinho uma hora antes de ir ao restaurante evitará que você se empanturre de pão enquanto espera seu prato e se sinta inchado já no meio da refeição. Então coma antes, mas com moderação.
Prefira o almoço
Isso se aplica aos restaurantes de alto nível que com frequência servem almoço a um preço bem mais baixo que no jantar. É uma boa opção para conhecer restaurantes estrelados e chefs premiados sem gastar uma fortuna. Ainda mais porque no almoço você não se sentirá obrigado a pedir uma garrafa de vinho.
Pergunte ao sommelier
Ao não ser que o sommelier seja iniciante, ele terá o maior prazer em encontrar o vinho que mais combina com seu prato ao melhor custo-benefício. Não tenha medo de perguntar, ele está aí exatamente para proporcionar a melhor experiência para você.
Reclame, reclame, reclame
Para não deixar que algum inconveniente – como uma mesa bamba, um ar condicionado muito forte nas suas costas ou uma comida morna – arruíne a sua refeição, não tenha medo de reclamar com o garçom. O dono do restaurante com certeza atenderá seus pedidos e provavelmente irá oferecer uma sobremesa, uma taça de vinho ou um desconto, como recompensa pelo transtorno.
LEIA TAMBÉM