Thumbnail

Pessoas

Quem é o chef Ivo Lopes que compete no MasterChef Profissionais

Bom Gourmet
04/10/2016 19:00
O chef Ivo Lopes durante uma aula-show no Estúdio Bom Gourmet Pátio Batel. Foto: Fred Kendi/Gazeta do Povo.
O chef Ivo Lopes durante uma aula-show no Estúdio Bom Gourmet Pátio Batel. Foto: Fred Kendi/Gazeta do Povo.
O chef Ivo Lopes, que compete no MasterChef Profissionais, programa que estreia nesta terça (4), é pernambucano de origem, mas já tem algumas raízes em Curitiba. Com o irmão, Ivan Lopes (também brilhante cozinheiro) e com Rodrigo Martins foi responsável pela montagem do cardápio do restaurante Terra Madre. Desde então costumava aparecer na capital paranaense para alguns festivais e apresentações de menus especiais.
Criado no Rio de Janeiro, começou na cozinha aos 16 anos, tendo a chance de se aprimorar com o italiano Danio Braga, no seu famoso Locanda de La Mimosa, em Petrópolis. Partiu depois, em 2006, para o Due Cuochi, em São Paulo, onde conquistou os chegados da gastronomia local. É respeitadíssimo na capital paulista.
Comandou a cozinha do La Varenne, em Curitiba, até setembro de 2015. Em 2014 e 2015 ganhou a categoria Chef 5 Estrelas do Prêmio Bom Gourmet. Atualmente é chef consultor da rede Alessandro & Frederico, que tem cinco casas no Rio de Janeiro e uma em Curitiba.
Sou perfeccionista e muito chato com a limpeza, montagem dos pratos, sabores. Às vezes parece arrogância quando falo do meu trabalho, mas procuro tentar fazer o melhor e motivar minha equipe a ser assim também”, revela Lopes.
Ivo agora concentra suas energias para encantar os jurados Paola Carosella, Erick Jacquin e Henrique Fogaça.
Alessandro & Frederico
Costela de boi assada em-baixa temperatura ao-vinho tinto, prato criado pelo chef Ivo Lopes no Alessandro & Frederico. Foto: Lex Kozlik/Divulgação.
Costela de boi assada em-baixa temperatura ao-vinho tinto, prato criado pelo chef Ivo Lopes no Alessandro & Frederico. Foto: Lex Kozlik/Divulgação.
Desde que assumiu a cozinha do Alessandro & Frederico se comprometeu em oferecer uma “comida de alma” e adicionou seu toque pessoal ao restaurante italiano. Entraram no cardápio pratos como a paleta de cordeiro preparada no próprio molho do assado, a costela de boi assada em baixa temperatura ao vinho tinto, a tagliata de mignon e o bacalhau com confit de palmito pupunha.
Outra criação do chef é a rabada com polenta cremosa e agrião. “Adoro esse prato e o principal diferencial dele é o tempo de marinada, que extrai 90% da gordura da carne, cozinhada em baixa temperatura”, explica.
Segundo o empresário Fabrizio Giuliodori, supervisor geral da rede Alessandro & Frederico, “Estamos muito orgulhosos do trabalho realizado pelo Ivo Lopes. Ele está somando sugestões inspiradoras para a rede, que aguçam o paladar”, diz.
Mudança
Faz parte de qualquer mudança levar somente aquilo que é essencial para a nova casa. Para o chef Ivo Lopes, a tarefa de encaixotar o que estava guardado nos armários de sua experiência profissional e transportar de São Paulo a Curitiba, no fim de 2013, foi difícil. O peso dos trabalhos com grandes nomes da alta gastronomia, como com o chef francês Laurent Suaudeau, fizeram com que o pagamento de excesso de bagagem fosse inevitável.
No desembarque, o chef logo começou a desempacotar as caixas. Na primeira aberta estavam quase 20 anos de experiência na cozinha. Na segunda, o aprimoramento profissional com o chef Danio Braga no fluminense Locanda Della Mimosa. Na terceira, ter sido o braço-direito do chef Paulo Barros no Due Cuochi Cucina, que causava frisson nos paulistanos com uma cozinha italiana autoral impecável.
Na mala ainda estava uma rápida passagem pela capital paraense, Belém, e uma primeira temporada na capital paranaense há dez anos para criar o conceito do Terra Madre. Além disso, preparou o irmão Ivo Lopes para assumir o posto de chef com a sua saída do restaurante.
Depois de abrir tantas caixas e malas, veio a missão de organizar todo o conteúdo com o objetivo de criar o cardápio e conceito do La Varenne, experiência que durou de 2013 a 2015. Fase de sucesso que lhe rendeu numerosos prêmios locais e nacionais.

Participe

Qual prato da culinária japonesa você quer aprender a preparar com o Bom Gourmet?

NewsLetter

Seleção semanal do melhor do Bom Gourmet na sua caixa de e-mail