Thumbnail

Pessoas

Projeto curitibano “food truck do bem” quer expandir atividades para SP e Rio

Eloá Cruz, especial para o Bom Gourmet
15/08/2019 21:04
De dezembro de 2016 até hoje, o projeto GoodTruck, da culinarista Gabrielle Mahamud, já serviu cerca de 4.500 refeições a pessoas em situação de vulnerabilidade social em Curitiba e região. Tudo com base em mais de 2,2 toneladas de alimentos que seriam desperdiçados. E o projeto deu tão certo que Gabrielle quer aumentar esse número. Ela pretende levar o foodtruck do bem para São Paulo e Rio de Janeiro até o fim deste ano. Para esse novo objetivo, lançou uma campanha que pretende arrecadar mais de R$ 6 mil até o dia 25 de agosto.
À direita, a idealizadora do GoodTruck, Gabi Mahamud, durante ação do projeto. Foto: divulgação.
À direita, a idealizadora do GoodTruck, Gabi Mahamud, durante ação do projeto. Foto: divulgação.

Financiamento

Quem cozinha sabe, preparar uma refeição é uma maneira de demonstrar carinho e empatia ao outro. E é por esse motivo que Gabrielle Mahamud, idealizadora do projeto, e mais 300 voluntários engajados se unem para distribuir refeições saudáveis para pessoas em situação de vulnerabilidade social com alimentos que iriam para o lixo. 
Para ela, o financiamento coletivo para o GoodTruck é uma forma de envolver mais pessoas na causa. “Mesmo que ela não possa participar da ação, a pessoa pode contribuir para que o projeto se expanda – e ainda tem as recompensas”, garante ela. Com doações a partir de R$ 30, os financiadores do projeto podem receber de descontos em lojas e restaurantes a vagas em workshops sobre consumo consciente ou uma edição do livro “Flor de Sal” – best seller escrito por Gabrielle.
Voluntários do projeto GoodTruck durante ações no centro de Curitiba. Foto: divulgação.
Voluntários do projeto GoodTruck durante ações no centro de Curitiba. Foto: divulgação.

Como tudo começou

Uma vez ao mês, Gabi Mahamud e amigos começaram a ir até o Ceasa de Curitiba para recolher parte dos alimentos que seriam descartados. Com esses ingredientes, eles cozinhavam refeições veganas para distribuir às pessoas em situação de rua.
Segundo ela, só no Ceasa da capital paranaense, cerca de 14 toneladas de legumes e verduras em bom estado de consumo vão para o lixo todos os dias. Em todo o mundo, aproximadamente 30% de toda a comida produzida é jogada fora.
Em 2017, o projeto foi apresentado no Unleash Lab, evento internacional da Organização das Nações Unidas, em Copenhagen – Dinamarca. Talentos do mundo todo se reuniram para criar soluções reais para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Jovens talentos, empresas inovadoras, ONGs, fundações e representantes governamentais estiveram presentes.
***
LEIA TAMBÉM