Pessoas
Primeira Caixa Misteriosa do Masterchef tem alcatra de porco e roubo de ingredientes
Se a Caixa Misteriosa do MasterChef já deixa todo mundo em pânico, imagine perder um ingrediente dela. E acrescente a isso trabalhar com um corte não tão conhecido do porco: a alcatra. Essa foi a primeira prova do reality, exibido neste domingo na Band TV.
O participante Fernando, que demorou para escolher a sua bancada, ficou sem a Caixa Misteriosa. Mas era apenas mais uma surpresa do episódio. Ele teve o privilégio de montar a sua própria caixa escolhendo um ingrediente de cada colega. Os ingredientes da caixa eram alcatra de porco, creme de leite, ervilha, laranja, ora-pró-nobis, funcho, mel, mandioca, vinho branco doce, feijão branco, pimenta, maçã, chuchu, couve, beterraba, castanha do pará e milho verde. Janaína foi a participante que ficou sem a proteína.

A alcatra, apesar de não tão comum, não tem o preparo complicado. “É um corte simples, pode ser feito na frigideira. Não precisa colocar na pressão. Pode ser preparado como bife, assado”, ensinou Paola Carosella. “Parece com lombo de porco. É uma carne seca”, acrescentou Henrique Fogaça.
Rodrigo, Natália, Marcus e André se mostraram mais atentos do que os outros e “trouxeram algo na média”, disse Fogaça. Quem mereceu os parabéns dos jurados foi André, que apresentou uma alcatra marinada no vinho, purê de mandioca, farofa de castanha, milho e ervilha na manteiga. “Essa farofa está sensacional”, elogiou Paola.

Apesar de não ter sido o grande destaque, Rodrigo foi o único que saiu da caixa na avaliação de Paola. Ele fez um nhoque de feijão branco, molho de carne de porco com milho.
A alcatra também fez alguns tropeçarem, como Eduardo que recheou a carne com chuchu, o que não contribuiu em nada para o prato. Eduardo, Imaculada e Ecatherine se deram mal e receberam algumas broncas. Imaculada fez couve refogada com alho, alcatra marinada na laranja, sobre maçã caramelada. “Não tem graça nenhuma a sua comida”, disparou Jacquin.
Nhoque sem batata
A prova de eliminação começou com uma aula de Fogaça sobre nhoque sem batata. Ele trouxe pratos feitos com banana da terra, beterraba e abóbora. E servidos com ragu de barriga de porco. “Eu uso a abóbora inteira. Vai para o forno no alumínio. Depois tiro as sementes e a polpa. E douro os nhoques na frigideira”, ensinou ele.
Os participantes não tiveram muita criatividade e se dividiram entre nhoques de abóbora e banana da terra. O que os diferenciou, mas não muito, foram os ragus. Paola destacou que os participantes fizeram molhos com carnes muito duras. “Não se animaram em fazer um ragu com cogumelos, com aspargos”.

Band/Divulgação
Os participantes cometeram alguns pecados, como prato sujo na hora da apresentação, farinha de trigo no nhoque de banana da terra (não é necessário), nhoque sem a selagem adequada e muita gordura no ragu.
Carlos e Imaculada foram os piores. E Imaculada foi a eliminada por apresentar um prato “sem sabor” e “horrível” na visão dos jurados.