Pessoas
Polonesa se torna a primeira mulher a vencer campeonato mundial de baristas

A barista polonesa Agnieszka Rojewska foi a primeira mulher a vencer o Campeonato Mundial de Baristas, que acontece em Amsterdam, na Holanda — é a principal competição dos profissionais do café do mundo, e começou há quase 20 anos. O prêmio foi anunciado pela entidade neste sábado (23).
A barista polonesa era a favorita: ela vem se destacando em várias competições de café na Europa e Estados Unidos. Ela venceu três vezes o campeonato de baristas da Polônia, quatro vezes o campeonato polonês de Latte Art, duas vezes finalista do campeonato mundial de Latte Art, além de ganhar o vice-campeonato do New York Coffee Masters em 2017.
Trajetória
Agnieszka já trabalha fazendo café há mais de 10 anos — começou em uma rede de cafeterias e depois abriu o seu próprio estabelecimento. O seu foco, porém, é no treinamento de novos baristas e pesquisas sobre o produto.
Com essa vitória, Agnieszka Rojewska apresenta um dos currículos mais impressionantes de competições de baristas no mundo todo.
Em entrevista ao site oficial do evento, a barista, que além do café é apaixonada por tênis, futebol e música, faça que pretende ser cada vez mais uma espécie de coach para jovens e talentosos baristas da Polônia. “O objetivo é que as pessoas façam um bom café não só em competições, mas no seu trabalho do dia a dia”, declarou.
Sobre o futuro do café, a profissional acredita que os profissionais e o setor vão saber cada vez mais sobre extração do grão. “Isso nos ajudará a preparar um café cada vez melhor”, salientou Agnieszka ao World Barista Championship. O suporte de máquinas e moedores cada vez mais eficientes, acredita ela, vai ajudar os baristas a focarem “no mais importante, que é fornecer aos clientes um excelente serviço e proporcionar pelo nosso conhecimento uma experiência incrível para todo o amante de café”.
LEIA TAMBÉM