Pessoas
Muito mais que entretenimento: MasterChef dá aula de técnicas para o público
O segundo episódio do MasterChef 2019 foi uma verdadeira aula de gastronomia. Os jurados não economizaram em dar dicas e revelar muitas técnicas. Da mais básica – uso da acidez para contrabalancear frituras – até como deixar o tempurá super crocante. Neste segundo episódio foram selecionados os nove participantes que faltavam, fechando os 19 que irão participar do reality.
Preparar um clássico da culinária francesa, filé de frango à Cordon Bleu (recheado com presunto e queijo e empanado), requer muito cuidado no tempo de fritura para não deixá-lo seco. Acompanhamentos mais ácidos, como a endívia à vinagrete preparada por Rodrigo (classificado), deixam a fritura mais leve. Mas não exagere, como fez Luiz (desclassificado), que exagerou no cupuaçu em sua veloutè.

No embate do tempurá, a rapidez é a receita de sucesso. Paola diz que o ingrediente deve ser passado no ovo, farinha e já deve ir para a frigideira. Outra dica importante e não mexer muito a farinha de trigo para não “acordar” o glúten., coisa que infelizmente Naiara fez (e foi desclassificada). “Se acordar o glúten, vai ter liga e não vai ficar crocante”, ensinou Paola.
O carré de cordeiro é um prato que requer cautela. Os jurados ensinaram a selá-lo inteiro – sem desmembrá-lo – sob risco de deixá-lo muito seco. O ponto ideal é a cor rosada por dentro. Se for usar uma crosta, mais cuidado ainda porque ela pode atrapalhar no selar a carne. O que fez Marcos (desclassificado) e deixou o cordeiro cru.

Pesto preparado no processador chocou os jurados. Paola lembrou que ele deve ser feito como o original, no pilão.
Para a massa não ficar grudenta, coloque um pouco de manteiga na água de cozimento, ensinou Fogaça. Para preparar o molho, escolha uma panela funda — preparará-lo na frigideira deixa o molho seco.
Emoção e até repescagem
O episódio final da seleção dos participantes foi ao ar neste domingo. Teve bronca de Paola – principalmente em Janaína e Josué – que interromperam a jurada e não paravam de falar. Mas teve emoção também. Apesar de não ser classificado, o policial Josué emocionou Paola ao se esforçar para apresentar seu prato. “Sou privilegiada por você ter estudado e feito seu prato. Você não sabe como isso emociona aa gente. Obrigada Josué”. Diante do choro de Josué, Fogaça disparou: “Só não chora quem já morreu por dentro”, Fogaça.

Para selecionar os dois últimos participantes, houve uma repescagem. Os participantes – Ana Carolina, Marcos, Naiara, Arthur, Caroline e Fernando – tiveram que preparar um prato com ovo frito, couve e farinha. Os últimos selecionados foram Fernando e Marcos.
Sendo assim, os participantes dos MasterChef 2019 são: Lorena, Ecatherine, Renan, Weverton, Haila, Juliana, Helton, Carlos D., André e Imaculada e Rodrigo, Eduardo, Eduardo M., Janaína, Rosana, Juliana, Natalia, Fernando e Marcos.