Pessoas
Masterchef: repescagem dá nova chance a cozinheiro de Curitiba
A segunda chance, tão aguardada pelos primeiros eliminados no Masterchef, foi o tema do episódio de 30 de maio. A repescagem trouxe aos estúdios Roger, Vitor B., Nayane, Caroline, Bruno, Abel, Luciana, Natalia e Douglas para uma prova em que selecionou dois cozinheiros amadores para disputar uma vaga novamente no programa. Os cozinheiros que ainda estão na disputa assistiram a tudo do mezanino.

Os nove participantes eliminados tinham 1h30 para preparar um corte de carne de porco com acompanhamento. Os cortes à disposição (joelho, papada, ossobuco, mignon, lagarto, suã, costelinha, bisteca e pernil desossado) foram escolhidos pelos cozinheiros por ordem de eliminação: os mais recentes escolhiam primeiro. Nayane foi a primeira e escolheu costelinha suína. Para o economista Bruno, eliminado no primeiro episódio, sobrou o joelho de porco.

Natália (arroz de suã com cebolas assadas e ovo frito), Roger (ossobuco ao molho de vinho com chocolate e vegetais), Nayane (costelinha ao molho agridoce, purê de grão-de-bico e Parma moído) e Vitor B. (bisteca com tutu de feijão e farofa de alho e bacon) foram os melhores da noite, com destaque para os recém-eliminados Nayane e Vitor B. “O tutu estava saboroso e o porco suculento”, observou a jurada Paola Carosella, mas a apresentação deixou a desejar novamente. “Você pensou bem e está mais madura e coerente”, elogiou Paola.
Clima tenso na repescagem do Masterchef
A participante Caroline Martins, física nuclear e eliminada em uma prova com peixe de rio, foi a protagonista de um episódio constrangedor. Durante a avaliação da prova de repescagem, ela perguntava em voz baixa aos colegas: “e agora, acredita na minha teoria? Nayane vai voltar como a menina que foi quase eliminada duas vezes”. Ao ser questionada pelos chefs jurados por seu comportamento e cochichos, ela respondeu que não queria ter participado da repescagem. O jurado Henrique Fogaça convidou-a a se retirar, mas ela seguiu até o final do quadro.
LEIA TAMBÉM
Duelo de cozinheiros
Para voltar ao programa, Nayane e Vitor B. precisavam que outra pessoa saísse: cada um pode escolher um dos participantes do mezanino para um duelo. Nayane escolheu Taíse e Vitor B. chamou Fabrizio. A surpresa: cozinhar o mesmo prato que o oponente preparou para ser aprovado no programa. Taíse e Nayane tiveram que preparar mignon ao molho bérnaise e vagem salteada e Fabrizio e Vitor B., caldeirada de frutos do mar com arroz de coco.

Nayane e Vitor B. tiveram dificuldades em reproduzir passos básicos da receita, como o molho bérnaise e arroz de coco, o que prejudicou o resultado dos pratos — Vitor B. grelhou os frutos do mar e serviu com arroz e pouco caldo, descaracterizando o prato. Nayane e Victor B. foram os piores da prova e disputaram a eliminatória.
Prova eliminatória
A prova derradeira foi preparar um espaguete à carbonara: macarrão grano duro, pancetta, ovos e queijo pecorino estavam à disposição na bancada. A falta de técnica foi o que dificultou para Nayane. Enquanto Vitor B. batia as gemas com pecorino e cozinhava macarrão, Nayane esperou o macarrão cozinhar e não conseguiu dar o ponto de emulsão com a gema e a água do cozimento da massa.
“Voltar para o programa é como se eu tivesse entrado de novo, lá atrás. É um sentimento muito bom. Tenho que honrar esse avental com tudo“, disse Vitor B., brasiliense que mora em Curitiba.

Sua trajetória no programa tem pontos marcantes, como na ocasião em que teve que sair de uma prova para levar pontos no dedão e surpreendeu os chefs voltando e preparando um ragu de pato no tempo remanescente. No episódio seguinte, em que foi eliminado, ainda estava com o curativo na mão e começou bem a prova eliminatória, mas o empratamento deixou a desejar. Vitor B. volta à disputa ainda com a mão machucada, uma vez que os programas são gravados em dias seguidos.
Próximo episódio
No próximo episódio, a primeira prova terá acarajé com Dadá, cozinheira do restaurante Tempero da Dadá, famoso na Bahia nos anos 1990 e com filial em São Paulo. Como jurada convidada, a cantora Daniela Mercury. Na prova eliminatória, os competidores devem usar sorvete como acompanhamento em um prato salgado.