Pessoas
Manu apresenta horta urbana do Tatuquara no maior evento de gastronomia do Brasil
Em sua quinta participação no Semana Mesa SP, maior evento de gastronomia do Brasil, a chef Manu Buffara não vai cozinhar. O congresso será realizado entre 26 e 29 de outubro em São Paulo e Manu se apresentará no Mesa Tendência, parte do evento reservado a novas ideias dentro da gastronomia.
Em vez de usar sua hora para ensinar sobre técnica e ingrediente, a palestra de Manu será focada em algo anterior à composição do prato: o cultivo de vegetais e a dinâmica que envolve plantar e colher. “Vou falar sobre como os restaurantes podem ajudar a desenvolver hortas urbanas e melhorar a alimentação em comunidades”, contou a chef ao Bom Gourmet.
Manu apresentará a Horta Comunitária do Rio Bonito, um espaço de 3 hectares no terreno das torres da Eletrosul, no Tatuquara, mantido por 100 famílias do bairro desde 2004 para consumo próprio. O excedente produzido pelos moradores geralmente é doado a instituições de caridade, trocado entre eles ou vendido aos vizinhos. “Faz seis meses que eu acompanho todo o crescimento e o que essa terra simboliza para cada família. Não há no Brasil um projeto assim”, diz a chef. “Eles fazem a diferença, atingem 5 mil pessoas. Não eu que atinjo entre 400 e 500 por mês”, completa.
Desde abril a chef Manu Buffara tem se envolvido com a produção dos alimentos e comprado parte da produção de alguns moradores para servir em seu restaurante. “Não adianta você ir lá com uma receita na mão, pedir um rabanete”, explica a chef, “tem que ver o que está na época”. A aquisição teve início com o lançamento do programa Horta do Chef, desenvolvido pela Prefeitura de Curitiba, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Smab). O programa tem como objetivo oferecer uma renda alternativa para os produtores que cultivarem alimentos sob a supervisão de cozinheiros renomados como Manu, a primeira a participar da iniciativa.
Quem sobe ao palco com ela é Delso Moretti, atual presidente da Associação de Moradores do Rio Bonito, para contar como foi o início do projeto e também Gabrielle Mahamud, do blog Flor de Sal, que fala sobre a importância de uma alimentação baseada em vegetais e a fonte de proteína alternativa à carne. Gabrielle e Manu começaram uma parceria em 2016, quando a blogueira lançou o Good Truck, um food truck que reaproveita alimentos que iriam para o lixo e os transforma em refeições veganas para pessoas em situação de vulnerabilidade social, comunidades e instituições.
Na horta urbana do Tatuquara, cada família tem um lote de aproximadamente 100 metros quadrados, em que plantam diversos tipos de alfaces, couve, berinjela, quiabo, pepino, couve-flor, brócolis, beterraba, tomate, cebola, pimentas e ervas como orégano, cebolinha e salsinha para consumo próprio. Saiba mais sobre a horta urbana do Tatuquara.
***
LEIA TAMBÉM