Pessoas
Leonardo vence a terceira edição do MasterChef Brasil

O empresário Leonardo Young superou a concorrente Bruna Chaves e foi o grande vencedor da terceira edição do MasterChef Brasil. O resultado saiu já na madrugada de quarta-feira (24) durante o episódio ao vivo transmitido pela TV Band. E como não poderia deixar de ser, a prova final foi de muita tensão. A começar pelos cinco minutos – apenas — de supermercado para pegar todos os ingredientes e fazer um menu autoral completo, com entrada, prato principal e sobremesa. Depois, pelo anúncio do ganhador – pelo Twitter e na tela do estúdio da Band.
Além do troféu, Leonardo ganhou o coração das redes sociais. Na avaliação da jurada Paola Carossella, os concorrentes apresentaram o melhor menu degustação do reality. O Bom Gourmet comentou a final pelo Twitter da Gazeta do Povo em tempo real.
Para tentar ganhar, Leo apresentou um cardápio Terra e Mar, com tubérculos, legumes e frutos do mar. A coincidência foi que tanto ele quanto Bruna escolheram a vieira como proteína da entrada. Leo fez carpaccio de vieira, rabanete branco e vermelho, broto de rúcula, vinagrete de cebolinha e ovas de massago. “A vieira é doce. O rabanete trouxe adstringência e crocância, as ovas explodem na boca, o azeite de cebolinha é ótimo. Mas, faltou acidez”, resumiu Paola ao comentar a entrada de Leo.
No prato principal, a proteína escolhida, barriga de porco, exigia a técnica correta para alcançar o ponto. Leo preparou uma barriga de porco, previamente cozida em panela de pressão e depois selada, ao molho missô, cenouras glaceadas, cebola grelhada e acelga pak choi (acelga chinesa). Erick Jacquin elogiou o ponto.
A confeitaria, o ponto fraco dessa edição, foi outro momento tenso. Quase faltaram ovos para a sobremesa de Leo e Bruna não conseguia dar o aspecto que queria para a beterraba. As famílias levaram os pratos para os jurados. Leo fez ovos nevados com creme inglês de matchá (chá verde). Os jurados levantaram pontos positivos e negativos, mas o prato de Leo foi o menos criticado.
Bruna, a segunda colocada, foi de menu monocromático – nos tons laranja, verde e vermelho. Ela fez vieiras seladas com maionese cítrica, uma com ovas de salmão, outra com ovo defumado e a última com chips de banana. Jacquin elogiou a trilogia. “É bem montado, agradável. Mas, faltou acidez e a maionese podia ser mais líquida, além de tirar a membrana da vieira”, explicou.
No prato principal, ela preparou cordeiro com purê de hortelã e ervilha, musgo de ervas frescas, (crosta de ervas com amêndoas) e picles de maçã. “Muito bonito o prato. Ponto perfeito. Purê agradável. Mas, acidez do picles estava um pouco forte, mas se equilibra”, elogiou Henrique Fogaça.
No quesito sobremesa, ela apresentou uma torta gelada de beterraba, espuma de mascarpone, picles de beterraba, calda e compota com caule da beterraba. “É ousado. É hora de fazer teste? É a sobremesa da Barbie”, criticou Jacquin.
No quesito sobremesa, ela apresentou uma torta gelada de beterraba, espuma de mascarpone, picles de beterraba, calda e compota com caule da beterraba. “É ousado. É hora de fazer teste? É a sobremesa da Barbie”, criticou Jacquin.
O vencedor ganhou R$ 150 mil em um cartão Visa, um Nissan Kicks zero quilômetro, uma bolsa de estudos na Le Cordon Bleu, em Paris, um kit completo de panelas, facas e eletroportáteis da Tramontina e o troféu de MasterChef. Os dois finalistas foram premiados com R$ 1 mil por mês, durante um ano, para compras com o cartão Carrefour. O segundo colocado também ganhou uma bolsa de estudos na Le Cordon Bleu Ottawa, no Canadá.