Thumbnail

Pessoas

Helton, de 19 anos, ganha prova com pimenta, diverte jurados e irrita participantes

Priscila Bueno, especial para o Bom Gourmet
22/04/2019 01:11
Helton, o cozinheiro mais novo desta edição do MasterChef, com apenas 19 anos, foi a atração novamente. Na prova da Caixa Misteriosa, que continha sete pimentas (pimenta de cheiro, scorpion, dedo de moça, habanero laranja, jalapeño, aji amarela e jolokia marrom), ele recebeu enormes elogios. Outro que se deu bem na prova em que todos se deram mal, cozinhar com cogumelos, foi o curitibano Eduardo R.. Ele fez um papardelle com ragu de cogumelos e presunto Parma, o que rendeu o melhor prato.
Helton se perdeu na prova das pimentas porque queria fazer um pão de queijo, mas tinha esquecido do fermento (na receita original não vai esse ingrediente). Então se decidiu por uma sobremesa, uma tarte tatin, o que foi a sua sorte.
“O seu creme inglês está muito bom, as maçãs estão caramelizadas perfeitamente. Você tem um Ratatouille aí dentro”, elogiou Jacquin para a tarte tatin de maçã com pimenta de Helton. “É o meu talento, chef”, respondeu à altura o participante, o que divertiu os jurados. “Eu vou adorar esse menino”, completou Jacquin.
Helton foi quem se deu melhor na prova das pimentas. Foto: Carlos Reinis/Band/Divulgação
Helton foi quem se deu melhor na prova das pimentas. Foto: Carlos Reinis/Band/Divulgação
Considerado o melhor prato, ele subiu ao mezanino e ainda teve a vantagem de escolher com qual versão de cogumelo — fresca, seca ou em conserva (em água) – cada um teria que cozinhar. Usando uma estratégia, ele deu os cogumelos em conserva (versão considerada a mais difícil por Paola) para os participantes que considerava mais fortes: André, Juliana N., Ecatharine e Rodrigo.
Para os mais “amigos”, ele deu o cogumelo fresco: Eduardo M., Rosana, Haila, Weverton. A atitude irritou alguns participantes.
E a prova de eliminação foi uma das mais desastrosas. Os jurados não perdoaram nada. Paola fez Marcus repetir na sua frente que nem todo prato tem que ter acidez, porque ele tinha colocado raspas de limão sobre um risoto.
André preparou um “prato medíocre” na avaliação de Fogaça, uma carne com um pão com cogumelos e vinagrete. “O cogumelo está escondido, tímido”.
Rosana também recebeu duras críticas. “O refogado dos cogumelos não está intenso, tem muito macarrão, você tem que achar os cogumelos”, disse Paola. “O cogumelo é um rei. Você desvalorizou o champignon”, concluiu Jacquin.
Rodrigo serviu magret com redução de tangerina e creme de cogumelos e prosecco. “Você gosta?”, perguntou Fogaça. No sim de Rodrigo, Fogaça disparou: “então você precisa rever seu paladar”. Jacquin finalizou. “Eu tenho a impressão que você está aqui e não se esforça”.
Eduardo R. fez o melhor prato na prova de eliminação. Foto: Divulgação
Eduardo R. fez o melhor prato na prova de eliminação. Foto: Divulgação
Eduardo M., Eduardo R. e Juliana N. fizeram os melhores pratos. Rosana foi a eliminada da noite.
O curitibano Eduardo R. se saiu bem em uma prova de eliminação que foi a mais complicada desta temporada. Fogaça até apertou a sua mão ao dizer que era o melhor prato que ele estava comendo naquela prova.
Advogado por formação, Eduardo se afastou do escritório em que trabalhava há 11 anos para participar do MasterChef. “Não sou desiludido com o Direito, mas gosto de cozinhar”, resume. Apesar do site do programa o descrever como forte na culinária asiática (ele já fez pratos asiáticos elogiados nesta edição), ele diz gostar de preparar massas frescas e pratos da cozinha internacional. “Gosto de comidas mais despretensiosas, mas que tenham alguma sofisticação. Por isso, estudo técnicas, receitas e influências de outros países”, relata.