Thumbnail

Pessoas

“Food truck do bem” de Curitiba é destaque no Fórum Econômico Mundial

Guilherme Grandi
08/09/2019 21:00
Criado há quase três anos pela culinarista e colunista do Bom Gourmet Gabi Mahamud, o projeto curitibano GoodTruck tem ganhado cada vez mais prestígio internacional e será destaque da plataforma online do Fórum Econômico Mundial, com sede em Genebra, na Suíça.
No mês passado, Gabi participou de uma entrevista durante o Global Shapers Annual Summit, um encontro de jovens de todo o mundo que realizam projetos de impacto social, falando do trabalho desenvolvido com as comunidades carentes de Curitiba.
Gabi Mahamud levou ao Fórum Econômico Mundial a experiência e os resultados obtidos pelo GoodTruck. Foto: acervo pessoal.
Gabi Mahamud levou ao Fórum Econômico Mundial a experiência e os resultados obtidos pelo GoodTruck. Foto: acervo pessoal.
O projeto de Gabi Mahamud prepara refeições para pessoas em situação de vulnerabilidade social, comunidades e instituições com alimentos que seriam descartados pela Ceasa. Nestes quase três anos de atuação, o grupo liderado por ela já reaproveitou cerca de 2,3 toneladas de frutas, verduras e legumes em mais de 4,5 mil refeições preparadas por 418 voluntários. Eles dedicam algumas horas do dia para ir à central de abastecimento e depois entregar a comida nas comunidades carentes.
Gabi conta que ficou surpresa ao receber o convite para entrevista, pois não imaginava que o trabalho do GoodTruck já estava sendo reconhecido fora do país. Para ela, um motivo a mais para expandir o projeto.
“Não imaginava que eles notariam meu trabalho entre tantos shapers (grupo de jovens líderes de projetos de impacto social), mas agora que o encontro já passou e tive contato com o conteúdo apresentado e desenvolvido, posso ver que meu trabalho está muito alinhado com as coisas que a comunidade almeja e acredita como ferramenta de transformação”, explica. O Global Shapers é formado por mais de 10 mil jovens em 150 países, entre eles Gabi Mahamud liderando o movimento em Curitiba.
Além de falar sobre o trabalho desenvolvido pelo GoodTruck, a culinarista também disse na entrevista que pretende expandir a atuação para outras cidades do Brasil e, quem sabe, do mundo. A expectativa é que o projeto comece a ser desenvolvido em São Paulo e Rio de Janeiro até o final deste ano.
“Meu maior sonho é chegar num momento em que o GoodTruck não seja mais necessário, pois isso vai significar que as pessoas já atingiram um nível de consciência desejável pra construir um mundo melhor, e que o desperdício e a desigualdade não serão mais problemas preocupantes. Meu maior sonho agora é ver o projeto ganhando o mundo, e levando consciência e empatia para o maior número possível de cidades e pessoas”, conta.
A entrevista dela será divulgada em novembro no site e nas mídias sociais do Fórum Econômico Mundial.

Treinamento na ilha

Mais de 400 jovens participaram do encontro em Genebra. Foto: acervo pessoal.
Mais de 400 jovens participaram do encontro em Genebra. Foto: acervo pessoal.
A experiência do GoodTruck também ajudou Gabi Mahamud a ser selecionada para participar de um treinamento intensivo de liderança e sustentabilidade do United People Global, uma entidade internacional que busca aumentar a conscientização e a participação popular no protagonismo social. Ela fará parte de um grupo de 24 pessoas selecionadas em todo o mundo para passar cinco dias na ilha Hurricane, no estado do Maine (Estados Unidos), entre os dias 23 e 27 de setembro.
Entre as etapas do treinamento estão o gerenciamento e a sustentabilidade dos projetos já desenvolvidos pelos participantes em suas comunidades, com foco no desenvolvimento político, econômico e tecnológico. O objetivo deste treinamento, segundo o UPG, é aumentar a capacidade dos líderes para replicar os ensinamentos do programa nas suas comunidades.

Veja também