Pessoas
Blogueira de Curitiba apresenta seu “food truck do bem” em evento da ONU na Dinamarca
Em agosto deste ano, Curitiba marcará presença no Unleash Lab 2017, evento internacional da Organização das Nações Unidas em Copenhagen, na Dinamarca. O evento reúne mil talentos de todo o mundo e tem como objetivo criar soluções reais e implementáveis para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Entre os participantes, há jovens talentos, empresas inovadoras, ONGs, representantes governamentais, fundações e investidores. Durante nove dias, os participantes ficarão em imersão desenvolvendo ideias e projetos que fomentem os objetivos da organização mundial.
A representante da capital será Gabrielle Mahamud, fundadora do blog Flor de Sal, que foi selecionada dentre milhares de inscritos. A blogueira mineira que mora em Curitiba apresentará o projeto social GoodTruck, criado em parceria com a chef Manu Buffara.
A proposta é reaproveitar alimentos que iriam para o lixo e os transformar em refeições veganas para pessoas em situação de vulnerabilidade social, comunidades e instituições.
“A gente perdeu muito o contato com a comida. De onde ela vem, quanto de energia se gasta para ela ser produzida. A gente não tem noção do que acontece longe dos nossos olhos e essa conscientização é muito poderosa”, ressalta Gabrielle, que além de fundadora do GoodTruck, também faz parte da rede Global Shapers (iniciativa do Forum Econômico Mundial) e do movimento Slow Food.
A minimização do desperdício é colocada em prática em parceria com feiras, restaurantes e supermercados. O projeto também inclui palestras e oficinas, em que Gabrielle ensina a reduzir o desperdício de comida no dia a dia por meio de mudanças de hábito simples. “Geralmente eu falo muito de fazer um planejamento do que você vai comer durante a semana e aprender a utilizar todas as partes do alimento, como cascas e folhas, além das sobras do dia anterior”, explica a blogueira.
Desde o lançamento em dezembro de 2016, o GoodTruck tem crescido rapidamente e hoje recebe mentoria de uma aceleradora de projetos sociais. O projeto tem parcerias com empresas como Gastromotiva, Electrolux e Pátio Batel e pretende expandir a área de atuação em 2018 para outras duas capitais além de Curitiba, São Paulo e Florianópolis. “Já tem muitas pessoas entrando em contato, querendo levar o projeto para outras cidades. Só precisamos de um investidor para que ele cresça. E nesse evento vai ter grandes empresas. Quem sabe a gente consiga”, espera.
LEIA TAMBÉM