Thumbnail

Pessoas

Quem é o francês que trabalhou com o chef mais premiado do mundo e participou do Top Chef Brasil

Priscila Bueno, especial para o Bom Gourmet
10/04/2019 10:00
Que o reality Top Chef Brasil seria uma competição de alto nível todos sabiam, afinal os concorrentes são todos profissionais da área. Mas a presença do frances Florian Bassine entre os participantes surpreendeu muita gente e sua saída emocionou todos do programa. Ele foi sous-chef de Alain Ducasse, um dos mais bem-sucedidos do mundo, com 20 estrelas Michelin, um dos mais importantes prêmios mundiais.  Com apenas 26 anos, Bassine nasceu em Soissons (França) e trabalhou em três restaurantes estrelados em Paris. Mora há apenas seis meses em São Paulo (por isso o sotaque carregado).
Na primeira prova do reality ele apresentou um pargo com creme de abóbora e erva doce. Ele recebeu elogios dos jurados Felipe Bronze, Emmanuel Bassoleil e da jornalista e crítica de gastronomia Ailin Aleixo. Mas, reforçaram que não esperavam menos dele por causa da bagagem que carrega. Quanta pressão!
Florian se formou pelo Lycée Saint Vincent de Paul, em Bourdeaux, na França, e trabalhou no restaurante do hotel Plaza Athénée na época em que o restaurante ganhou as três estrelas Michelin. “Eu não tenho medo da cozinha. Acho que tenho mais medo de falar português”, declarou ao programa da Record. Ele também comentou que será complicado para ele fazer comida brasileira.
As competições de gastronomia não são novidade para o francês. Tanto que sua namorada é a MasterChef Elisa Fernandes (que venceu a primeira edição brasileira em 2014). Os dois comandam juntos em São Paulo, o restaurante sazonal Elisa Ocupa. Ele conheceu Elisa quando ela também trabalhou no Plaza Athénée. Quando ela retornou ao Brasil, trouxe Florian. O restaurante promove jantares sazonais, apenas algumas vezes por mês, com foco em produtos e regionais e 100% orgânicos.