Pessoas
Eva ensina a receita do seu famoso cheesecake

O celebre cheesecake com calda de frutas vermelhas da chef Eva dos Santos não tem mais segredos. A receita que faz sucesso no Bistrô do Victor foi revelada nesta quinta-feira (14) na aula-show realizada no Estúdio Bom Gourmet Gazeta do Povo Pátio Batel, durante o ciclo de apresentações dedicadas aos Chefs 5 Estrelas do Prêmio Bom Gourmet. Leitores da Gazeta do Povo e apaixonados por gastronomia acompanharam de perto o passo a passo do preparo e, no final, degustaram a sobremesa.
A chef contou que para chegar a esta receita, demorou dois anos, testando e experimentando. “As pessoas quando me encontram na rua, perguntam ‘cadê o cheesecake?’. Tenho muito orgulho da minha torta, mas vou avisar: cada fatia tem 340 calorias, mas vale cada uma delas”, brincou. Ao lado da sub-chef Jacqueline Martins, Eva ensinou vários segredos e truques para o público.
Ela recomenda comprar bolacha maisena que leva pouca gordura na composição porque isso vai deixar a torta mais sequinha e crocante. Na massa que forma a base da torta, ela adiciona canela e baunilha, mas sugere utilizar também cardamomo, caso a pessoa goste. Após moer a bolacha finamente (mas dependendo do gosto pessoal pode ser mais grossa), ela mistura um ovo para dar liga e sustentação à massa, um toque necessário sobretudo nos dias mais quentes. “Essa base inclusive serve para fazer outras tortas como a de limão”, afirma Eva. “Agora estou testando um novo cheesecake de chocolate, banana, cachaça e rapadura, uma coisa bem da nossa terra”, revela. A massa é assada por cerca de 10 minutos no forno pré-aquecido a 200 graus C.
Na hora de escolher o cream cheese, a chef recomenda marcas bem cremosas. Ele é batido até se tornar quase líquido e aos poucos são adicionados o açúcar confeiteiro e cinco ovos. Pode demorar até 20 minutos para alcançar o ponto certo. Depois de cobrir a massa assada com o cream cheese, a torta volta ao forno a 100 graus C por aproximadamente uma hora. “Como depende do forno, para saber se está pronta é só balançar um pouco a assadeira e ver se a torta está firme”, explica a chef.
Para fazer a calda, ela utiliza 1 kg de açúcar e cozinha na água até atingir o ponto de bala mole. A receita leva bastante açúcar (ao todo 1,2 kg para uma torta de 20 fatias), mas “não fica enjoativa porque as frutas vermelhas dão um sabor cítrico que contrabalança”, garante a chef. Quando a calda estiver na consistência cert, ela mistura metade das frutas vermelhas (morangos, amoras e framboesas) e bate até atingir o ponto cremoso, quase de purê. O restante das frutas vermelhas é utilizado para enfeitar a torta. “Como as frutas vermelhas são caras, pode usar as congeladas que são mais barata ou comprar frescas na época e congelar para usar o ano inteiro”, disse.

“Quando vi que a chef Eva ia dar uma aula, foi minha primeira opção”, conta Carolina Thomaz Ferreira, administradora, que acompanhou a demonstração. “Nunca tinha comido esse cheesecake, mas gostei tanto que tirei até foto. Deu para sentir bem o sabor de todos os ingredientes. Foi um tempo bem aproveitado e o espaço vai aproximar as pessoas do mundo da gastronomia”, completou. O veterinário Clóvis Antônio Bassani, de Campo Mourão, aproveitou sua estadia em Curitiba para conhecer o Estúdio Bom Gourmet: “Gostei muito da experiência. É um espaço de encontro muito legal que vai ajudar a divulgar a gastronomia e o apreço pela boa mesa”, afirmou.
O ciclo de apresentações dos Chefs 5 Estrelas na cozinha-estúdio encerra nesta sexta-feira (15) com a aula-show da chef Kika Marder, do Sel et Sucre. A programação especial com aulas-show de chefs e personalidades curitibanas, porém continua nos próximos dias.
O espaço
A cozinha-estúdio é aberta para cozinheiros amadores e profissionais gravarem seus vídeos. O espaço também é usado para aulas-show, palestras e mesas-redondas. A expectativa é que passem 12 mil pessoas por mês no Estúdio, que é patrocinado pela Compagás, Paganini, Electrolux e Pátio Batel. Todos os eventos são gravados e disponibilizados no canal de vídeos do Bom Gourmet, para depois serem compartilhados.
No mês de inauguração, a programação é especial, com aulas-show de chefs e personalidades curitibanas. Aos domingos, a programação é voltada às crianças, que vão aprender e provar vários pratos ensinados pelo chef Guilherme Guzela. Para participar da plateia ou gravar um vídeo, o interessado deve se inscrever pelo estudiobomgourmet@gazetadopovo.com.br
O local tem 170 metros quadrados em dois ambientes com uma parede móvel entre eles. Na cozinha-estúdio, onde as produções audiovisuais acontecem, a capacidade é para 40 pessoas sentadas.
Durante as filmagens, quem estiver gravando o vídeo recebe apoio de equipe especializada. As produções vão para o canal de vídeos do Bom Gourmet e depois podem ser compartilhados.
Na entrada do Estúdio há o charmoso Bar Bom Gourmet La Varenne que serve finger foods, criados por Ivo Lopes e coquetéis desenvolvidos pelo premiado mixologista Zulu.
***