Thumbnail

Pessoas

Com cozinha ‘sensual’ e ‘pagodeira’, participantes do Paraná roubam a cena no MasterChef

Priscila Bueno, especial para a Gazeta do Povo
15/03/2017 15:09
Três participantes do Paraná surpreenderam no episódio desta terça-feira, dia 14, no reality MasterChef 2017. E a surpresa não foi por causa das habilidades na cozinha. E sim por frases polêmicas e respostas inusitadas ao trio de jurados Henrique Fogaça, Paola Carosella e Erick Jacquin. Este foi o segundo episódio na quarta temporada do programa, transmitido pela Band.
O primeiro deles foi Abel, descendente de chineses que nasceu no Paraguai e mora em Foz do Iguaçu. Logo de cara, uma saia justa com a chef e jurada Paola Carosella. Ela elogiou o fato de ele falar bem o português, e foi respondida com um “Não pode? Porque sou oriental, tenho que falar só flango flito”. Como apresentou vieira com ovas falsas, foi “intimado” a apresentar um prato da culinária oriental da próxima vez, mas o sabor e a apresentação conquistaram os jurados e ele ganhou o avental (ao menos, temporariamente). Mas, não sem levar uma reprimenda de Paola. “Eu peço desculpas porque eu sou argentina e falo com sotaque”, disse.
Abel, de Foz do Iguaçu, conversa com Ana Paula Padrão enquanto prepara sua vieira com ovas falsas. Fotos: Carlos Reinis/ Comunicação Band
Abel, de Foz do Iguaçu, conversa com Ana Paula Padrão enquanto prepara sua vieira com ovas falsas. Fotos: Carlos Reinis/ Comunicação Band
Outra participante que roubou a cena foi Adriana, de Curitiba. Ela apresentou um mignon com molho agridoce e farofa crocante de panko. A consultora financeira revelou que sonha em ter um programa picante e sensual sobre receitas. E Jacquin gostou da ideia do programa “Master sexy”, sugerido pela participante. Ela ganhou o avental por unir a carne com uva passa. “Nunca tinha comido e me surpreendeu”, falou Fogaça. O ponto correto da carne também recebeu elogios. Os jurados pediram que ela chamasse a família e a mãe deu o avental para Adriana.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Com a alcunha dada por Fogaça de playboy do pagode, Vitor Burguignon, de Curitiba, trouxe um mignon suíno agridoce com purê de feijão branco e chips de mandioca. Ele revelou que fez uma “compota de porco no banho-maria”, o que deixou os jurados intrigados. Paola tirou sarro do purê de feijão que tinha o formato da Argentina na apresentação do prato. Jacquin criticou o uso de farinha no purê e do ketchup no molho. Ele ganhou o avental, mas não sem levar uma crítica. “Tem que ter mais respeito pela profissão. Não é funk, não é forró, é cozinha. Cuidado com a postura”, disseram.
Vitor B durante prova de seleção de cozinheiros do Masterchef. Foto: Carlos Reinis/Divulgação
Vitor B durante prova de seleção de cozinheiros do Masterchef. Foto: Carlos Reinis/Divulgação
Outros destaques das audições foram o aligot apresentado por Leonardo, um publicitário de São Paulo que se destacou pela atitude e por apresentar um prato tão difícil como cordeiro com aligot. “A muçarela está um pouco evasiva, mas a textura está bem próxima”, elogiou Fogaça. Já o baiano Fabrizio, que mora em São Paulo, fez uma caldeirada com polvo, mexilhões, camarões, lagostim e peixe com arroz de coco. Jacquin achou que faltou sal e pimenta. Mas, ele ganhou a chance de participar. Uma audição que emocionou foi da dentista Miriam, que fez um polvo com grão de bico e aioli. O fato de se movimentar com uma verdadeira cozinheira e de ter a delicadeza de descascar o grão de bico conquistou os jurados. “Você apresentou uma comida carinhosa”, elogiou Paola.
A dentista Miriam fez uma "comida carinhosa" na visão dos jurados.
A dentista Miriam fez uma "comida carinhosa" na visão dos jurados.
A segunda parte do programa foi do “embate, combate, desafio, treta”, conforme comentou Fogaça. A participante Michele representou a culinária francesa ao preparar um carré em crosta de tomilho, purê de aspargos, molho de vinho contra uma saltimboca all romana, do italiano Leonardo. Ao apresentar um prato “mais maduro”, Michele levou a melhor.
O segundo embate foi preparar sobremesas, o grande terror do MasterChef. Foram chamados os participantes Douglas, Paulo, Leonardo, Michel. Os escolhidos foram Leonardo, com uma torta de chocolate branco, framboesa e limão siciliano e Douglas, com um cheesecake de chocolate.
As sobremesas eliminaram dois dos candidatos.
As sobremesas eliminaram dois dos candidatos.
A última competição foi justamente entre Luciana e a curitibana Adriana. Elas tiveram 20 minutos para preparar um ovo pochê e uma omelete. Adriana trouxe uma omelete (que levava fermento) de queijo, mas um ovo pochê que passou do ponto. Luciana se atrapalhou toda, mas apresentou a omelete e o ovo pochê corretos. Como a prova era de técnica, os jurados acabaram escolhendo Luciana.
Claudia na competição dos ovos.
Claudia na competição dos ovos.

Participe

Qual prato da culinária japonesa você quer aprender a preparar com o Bom Gourmet?

NewsLetter

Seleção semanal do melhor do Bom Gourmet na sua caixa de e-mail