Pessoas
Premiado casal de colombianos faz doces hiper-realistas em formato de bolsas, flores e sapatos
Confeitaria, arte e realismo. A união destes fatores é o que define o trabalho do casal colombiano Marco Antonio López e Sonia Escobar, da New Cake Boutique. Os confeiteiros trabalham juntos no ramo dos bolos artísticos há 28 anos e, há 21 anos, vivem viajando pelo mundo para passar adiante as técnicas que utilizam.
Até agora, já foram 28 países visitados (nove cidades no Brasil), 140 exposições e 270 cursos. O casal é auxiliado pela confeiteira Amparo Bejarano, que os acompanha nas viagens.

Os bolos preparados por eles têm um aspecto estético único e hiper-realista. Eles tomam forma de bolsas, madeira, flores, renda, sapatos, entre outros elementos inusitados. “Procuramos imprimir nosso estilo em cada bolo. Ou seja, se estão na moda os bolos envelhecidos, fazemos uma versão desta técnica. Mas somos criadores também”, conta López.

O trabalho exige empenho: fazer um bolo do zero leva no mínimo cinco horas, mas o tempo pode chegar a até sete dias, dependendo da dificuldade da decoração. Esses bolos são normalmente feitos por encomenda para eventos de gala, como casamentos e festas de quinze anos. O preço por porção (fatia) pode variar entre R$ 6,60 e R$ 49,50.
Os preparos diferentes e curiosos renderam ao casal alguns prêmios: três medalhas de ouro no “Salón Anual de 123º Arte Culinario” atribuídas pela Academia de Culinária da França, além de um prêmio de honra no Encontro Internacional “Hotel Restaurant Show Meeting”, em 2000.
Têndências
Em entrevista ao Bom Gourmet, Marco Antonio López e Sonia Escobar contaram quais são as últimas tendências da confeitaria artística.
Gravity: bolos que apresentam resistência à gravidade.
Chandelier: bolos com as camadas inversas, a menor embaixo e a maior em cima.
Rústico: efeitos craquelados, envelhecidos, vintage, que podem imitar madeira, por exemplo.
Renda flexível: renda comestível feita com glacê usada para decorar os bolos.
Ouro real: ouro usado na decoração de bolos.
Sabor
Mas nem só de aparência são feitos os preparos. O casal se preocupa em equilibrar a beleza do doce com um sabor de qualidade. “É muito importante que um bolo de gala seja não somente bonito, mas que o conteúdo, os sabores, sejam agradáveis. Tem que ter sempre harmonia”, ressalta López.
Para o recheio, os confeiteiros costumam usar ingredientes que possam ser conservados por mais tempo, como damasco, maçã, ameixas, trufas, licor e doce de leite.
LEIA TAMBÉM
Curso
Nesta semana, o casal esteve em Curitiba, após uma passagem pelo Rio Cake World, um congresso mundial de confeitaria, para ministrar um curso de confeitaria artística, na Escola de Confeitaria Artística Vanir Petter.
Serviço
Escola de confeitaria artística Vanir Petter (Rua Dom Pedro I, 1048, Água Verde) – (41) 3242-7135 ou (41) 99988-4144 / cursos@vanirpetter.com.br.