Pessoas
Codorna no sarcófago é tema de prova da semifinal do MasterChef
Amantes do cinema e da gastronomia foram presenteados com o tema da prova de eliminação do último episódio do MasterChef. Para chegar à final, Eduardo e Rodrigo – que foram mal no primeiro desafio do episódio — tiveram que reproduzir a receita de codorna no sarcógafo, prato icônico do filme A festa de Babette.

O prato, repleto de técnicas, consiste em uma codorna desossada e recheada, em cima de uma massa folhada. O molho é derivado da deglaçagem da frigideira onde foi dourada a ave e servido com ela. O maior problema de ambos os candidatos foi desossar a codorna, que é muito delicada. E isso em 1h30 de prova.
Eduardo recheou sua codorna com duxelle de champignon (uma espécie de pasta de cogumelos) e serviu com molho de vinho do Porto. Rodrigo fez o recheio com farofa de frutas e castanha portuguesa e molho de vinho do Porto. E quem vai para a final, junto com Lorena, é Rodrigo. Eduardo perdeu por ter deixado a massa folhada não atingir o ponto ideal e o molho um pouco amargo.

Caixa Misteriosa
A primeira etapa já começou tensa. Eram três caixas misteriosas montadas pelos jurados. Ou seja, os participantes tiveram que fazer três receitas. Cada uma valia um ponto e quem atingisse três, ia direto para a final. E se ninguém atingisse os três pontos, todos iam para a prova de eliminação.
A primeira caixa, de Erick Jackin, tinha itens como lagostim, espumante, ovos, manjericão, creme de leite, favas e vagens e tempo de 30 minutos. Nesta, Rodrigo e Lorena encantaram os jurados com lagostins grelhados, com molho de frutos do mar e legumes salteados (Rodrigo) e ao molho fumê e purê de batatas (Lorena). Eduardo, que trouxe lagostin com bisquê, tropeçou no ponto do lagostim e não ganhou o ponto.

A caixa de Paola Carosella por sua vez tinha inúmeros ingredientes, como vieira com coral, asinha de frango, umbu (espécie de alga), parmesão, couve-flor, ovos, tomates, champignon. Tempo para preparar: 45 minutos. Nesta etapa, Rodrigo errou no ponto da vieira (ao apresentá-la com creme de couve-flor) e não ganhou o ponto tão desejado. Eduardo surpreendeu com carpaccio de vieira e champignon e Lorena com buschetta de frango e tomate.

A caixa de Henrique Fogaça tinha polvo, arroz bomba, polenta, tomate, espinafre, rúcula, sálvia, azedinha, brócolis e uma hora para prepará-la. Quem se deu melhor foi Lorena, que trouxe um polvo selado com ervas, batata, tomate confit e molho vinagrete. Eduardo e Rodrigo não ganharam ponto e foram à prova de eliminação.