Pessoas
Chef Jamie Oliver é acusado de apropriação cultural por prato jamaicano
O chef-celebridade britânico mais famoso do mundo Jamie Oliver está sendo acusado de apropriação cultural. Seu conglomerado internacional do ramo gastronômico lançou recentemente uma refeição de micro-ondas chamada de “Punchy Jerk Rice”, um prato típico da Jamaica. A denominação não caiu bem entre os britânicos de origem jamaicana.
A integrante do Parlamento, Dawn Butler, e outras pessoas da comunidade jamaicana, daquele país condenaram o nome dado ao prato. “A decisão de dar esse nome ao arroz de micro-ondas foi criticada porque o produto não contém muitos dos ingredientes tradicionalmente utilizados na versão jamaicana”, afirmou Butler à BBC nesta segunda-feira (20)

No Twitter, Butler questionou Jamie Oliver no Twitter na noite do domingo: “só estou me perguntando se você sabe o que um jerk jamaicano realmente é?” Até agora, o chef não respondeu.
Butler disse que “jerk” não é “só uma palavra que você coloca antes dos nomes dos pratos para vender” e declarou que o prato era uma apropriação cultural. “Essa apropriação contra Jamaica precisa parar”, afirmou.
A receita de Oliver de “Punchy Jerk Rice” inclui alho, gengibre e pimenta japaleño “para criar uma marinada com atitude”, como ele mesmo diz. Já o prato tradicional não leva japaleños, e sim a pimenta vermelha caribenha. Também é usualmente feita com peixe, frango ou costeletas e não arroz e feijão.
No programa da ITV “Good Morning Britain”, o chef e empreendedor Levi Roots revelou que ensinou o preparo do verdadeiro prato a Jamie Oliver. Sobre o prato de micro-ondas, afirmou “acho que foi um erro do Jamie – ou dele ou de sua equipe. Talvez ele não estivesse realmente envolvido nisso”.
Enquanto isso, a internet se divertiu. Neil O’Brien, um membro conservador do Parlamento, tweetou: “Se o Jamie Oliver não tem permissão para fazer frango Jerk porque é apropriação cultural, ela [Dawn Butler] vai pirar quando descobrir sobre o Jamie’s Italy.”
O jornal britânico The Guardian publicou uma resposta de Jamie Oliver sobre o assunto. O chef afirmou que seu produto “Punchy Jerk Rice” levou esse nome para mostrar da onde veio a inspiração culinária. “Trabalhei com sabores e temperos de todo o mundo em todo a minha carreira, aprendendo e pegando inspiração de diferentes países e culturas para dar uma nova cara a comida que comemos todos os dias. Quando dei esse nome ao arroz, minha intenção foi somente de mostrar da onde veio a minha inspiração”, disse por nota.
LEIA TAMBÉM