Pessoas
Chef catarinense premiado no Michelin em Paris abre bistrô em conta em Floripa
Altos preços, menu sofisticado e filas de espera costumam exemplificar o que se entende por bistrô no Brasil. Mas o chef catarinense Eduardo Jacinto está disposto a mudar este conceito. Depois de 13 anos em Paris, o cozinheiro passou a admirar o formado de restaurante francês, conhecido na Europa pela qualidade da comida a preços honestos. “Trata-se de um espaço pequeno, aconchegante, com um excelente custo-benefício. É isso que se entende por bistrô na França”, explica.

A experiência europeia do chef Duda, como é conhecido em Floripa, poderia virar filme. Começou com uma atitude ousada, de perguntar pessoalmente ao renomado chef Christian Constant, durante um evento gastronômico, se poderia trabalhar com ele. Para a surpresa do catarinense, o chef francês, com uma estrela Michelin nas costas, o empregou como assistente de cozinha no Café Constant e, anos depois, lhe passou o comando das panelas.
Depois de conquistar o ídolo e os clientes, o brasileiro resolveu caminhar sozinho e abriu o seu próprio bistrô em Paris. O restaurante foi batizado com o nome Le Pario, fazendo referência à capital francesa e à cidade brasileira mais conhecida pelo turistas.

Mas nem a conquista do Bib Gourmand, do Guia Michelin, foi suficiente para impedir a vontade de voltar pra casa, acompanhado da esposa e dos dois filhos. Eduardo recebeu propostas em Fortaleza, sonhou com o Rio, mas acabou decidindo pela terra natal.
Há cinco meses, abriu a versão manezinha do Le Pario, que fica num discreto centro comercial do bairro Santa Mônica, próximo ao Centro de Florianópolis. O local é ainda menor do que a inspiração parisiense. Tem apenas 26 lugares, seis funcionários e reúne todas as características de um típico bistrô.

O menu muda todos os dias, com exceção dos pratos que fazem sucesso com os clientes e costumam voltar ao cardápio. Entre os ingredientes, os frutos do mar têm recebido um merecido destaque, já que são o carro-chefe da cidade. No almoço, o cliente pode escolher entre uma entre quatro opções de entradas, pratos e sobremesas, ao custo de R$ 39. Na janta, o sistema funciona da mesma forma, mas os pratos ganham um toque refinado e o preço passa a R$ 75 por pessoa.

Uma das criações de maior prestígio do chef é a carne de porco confitada com alecrim e alho, que também leva camadas de mostarda e farofa de bacon com banana. Para acompanhar, musseline de batata doce com trufa negra e caldo de carcaça de frango. A marca do chef Duda se resume a fazer cozinha de bistrô, nos moldes dos clássicos franceses, com um toque de brasilidade.
Serviço: Avenida Madre Benvenuta, 1.168 (Centro Executivo Aldo Kuerten), Santa Mônica – Florianópolis. De segunda a sexta de 11h30 às 14h30 e de quarta a sábado de 19h às 22h30. Reservas: (48) 3334-0080
LEIA TAMBÉM: