Thumbnail

Pessoas

Chef que criou os principais cardápios de restaurantes orientais de Curitiba assume o Ken Taki

Guilherme Grandi, especial para Gazeta do Povo
16/01/2018 11:00
Conhecido por criar os cardápios de alguns dos principais restaurantes orientais de Curitiba, como Takô e Taisho, o Chef Caju anunciou recentemente que está deixando a cozinha do Oka Sushi para se dedicar exclusivamente ao Ken Taki. A decisão foi tomada em meados do fim do ano passado.
Chef Caju foi sócio do Oka Sushi por um ano e meio. Foto: Guilherme Grandi/Gazeta do Povo
Chef Caju foi sócio do Oka Sushi por um ano e meio. Foto: Guilherme Grandi/Gazeta do Povo
Edilson Manoel da Silva foi chef do Oka por cerca de um ano e meio, quando conheceu o empresário Clewerson José da Silva para abrir um rodízio oriental em que pudesse servir alguns de seus principais pratos criados desde que chegou em Curitiba, na década de 1990. No entanto, Chef Caju (como é mais conhecido) afirma que o trabalho não deu certo. “Tivemos algumas diferenças, mas saí de lá já deixando algumas pessoas indicadas”, diz.
A ida dele para o restaurante Ken Taki não foi de uma hora para outra. Caju é consultor lá desde que o local foi aberto, há quatro anos, e elaborou todo o cardápio. Segundo o chef, os sócios ofereceram a ele a chefia da cozinha e das compras de ingredientes para os pratos. Entre os preparos autorais dele, estão o combinado Chef Caju (R$ 64,90), com 24 peças de sashimis, nigiris e uramakis, e o Ken Taki Premium (R$ 209,90), com 82 peças. O Ken Taki possui esteira de pratos orientais, serve à la carte e delivery.
Foto: Priscilla Fiedler/divulgação
Foto: Priscilla Fiedler/divulgação
Por outro lado, o proprietário do Oka diz que o atendimento segue normalmente. Clewerson José da Silva afirma que “o Caju foi importante para nós”. No entanto, ele não informou quem assumirá o cargo de chef do restaurante.
Além de preparar pratos com o conceito de “fusion”, em que mistura diferentes culinárias, Chef Caju também prestou consultoria para restaurantes importantes em Curitiba. Entre os cardápios que desenvolveu pela cidade, estão os dos restaurantes Kenji Kaiten, Takô, Taisho e Akira.
O chef ficou conhecido dos curitibanos pela sua criatividade na hora de elaborar os pratos. Caju aprendeu a cozinhar sozinho quando saiu de Pernambuco, com apenas 13 anos de idade, em busca de melhores oportunidades em São Paulo. Na cidade grande, ele começou a trabalhar lavando pratos e panelas em restaurantes orientais até que, em 1996, foi convidado para tocar a abertura do Takô em Curitiba.

Participe

Qual prato da culinária japonesa você quer aprender a preparar com o Bom Gourmet?

NewsLetter

Seleção semanal do melhor do Bom Gourmet na sua caixa de e-mail