Pessoas
Premiado casal Rueda compete com participantes do Masterchef amadores
Para aumentar a pressão entre os competidores do Masterchef, dois chefs de calibre foram convidados para elevar o nível da competição no episódio que foi ao ar na noite de 15 de maio. O casal de chefs premiados Janaína e Jefferson Rueda ( (leia abaixo sobre eles) também cozinharam e passaram pela avaliação dos jurados Erick Jacquin, Paola Carosella e Henrique Fogaça.
Para a primeira prova da noite no Masterchef amadores, os chefs selecionaram ingredientes triviais brasileiros para a caixa misteriosa: arroz, feijão, farinha de milho, farinha de mandioca, banana, tomate, abóbora cabotiá, repolho, cenoura, quiabo, carnes de frango, de boi e de porco, entre outros.
Janaína preparou carne de panela com tutano e tartar de banana, enquanto Jefferson usou acém, tutano e cogumelos para fazer um embutido enrolado em renda de porco (a membrana que reveste o estômago) e serviu com um creme gelado de banana.
> Leia também: Como preparar entranha de boi

Os chefs convidados escolheram dois destaques positivos: Eliane, por ter feito galinha com quiabo fora da panela de pressão — mais difícil de acertar o ponto, segundo Janaína — e Rui por ter feito carne de panela com abóbora e cenoura assadas e farofa de banana. Para comer o prato de Eliane, Janaína usou as mãos e não poupou elogios: “Parece a galinhada da tua avó”, falou para Jefferson.
“Isso é Masterchef amador: quando vocês fazem essa comida excelente é quando vocês mostram que caminho vão trilhar”, elogiou Paola.
Prova de eliminação: leilão de peixes
Aristeu, Evandro, Thiago, Victor Hugo, Hugo, Rita, Vinícius, Katleen e Maria Antônia participaram do leilão de peixes da prova de eliminação. Estavam em jogo pargo, atum bluefin, sardinha, cabeça de garoupa, costela de tambaqui, bacalhau, bochecha de tamboril, haddock defumado e porquinho. Os lances eram dados em minutos: quanto mais alto o lance, menor o tempo para preparo.
> Leia também: Aprenda a assar um peixe inteiro

Vinícius arrematou o primeiro peixe da noite, pargo, e foi o que teve mais tempo para prepará-lo. Mesmo assim, os jurados consideraram seu método de cocção arriscado para o tempo disponível: ele preparou o peixe inteiro na crosta de sal e serviu com molho hollandaise.
Victor Hugo e Aristeu ficaram entre os piores da noite: os pratos de ambos estavam com tempero muito “agressivo”. A sardinha preparada por Victor Hugo estava sem tempero e “sumia” com a salada de maçã. Aristeu, por sua vez, preparou costela de tambaqui no forno e deixou a carne do peixe muito seca e por isso foi o eliminado da noite.
Sobre os chefs Jefferson e Janaína Rueda

Jefferson comandou o Attimo entre 2012 e 2017 e neste intervalo, figurou por duas vezes como um dos 50 melhores restaurantes da América Latina segundo a publicação britânica Restaurant (2013 e 2014), recebeu uma estrela Michelin em 2015 e manteve-a até 2016. Atualmente, Jefferson está à frente do restaurante A Casa do Porco, considerado o 8.º melhor da América Latina e na lista Bib Gourmand do Guia Michelin. Janaína é chef do Bar da Dona Onça, no icônico prédio Copan.
***
LEIA TAMBÉM