Bom Gourmet
Como fazer bolo de pote com morango, suspiro e brigadeiro
Quem olha à primeira vista pode achar fácil fazer. Mas, engana-se. Preparar um bolo no pote molhadinho e com camadas bem vistosas tem seus segredos. A confeiteira Simone Tavares, que está à frente da Hora do Bolo há quase dois anos, já perdeu a conta de quantos bolos já fez, vendendo em feiras, bazares e sob encomenda.
Ela conta que o sabor que mais faz sucesso é o de churros, com camadas de bolo de canela, recheio de doce de leite suavizado com creme de leite e minichurros para dar crocância. Outro leva bolo embebido em tequila, intercalado com brigadeiro branco, opção que fez sucesso no último dia dos Pais. Na preparação que ela fez para o Bom Gourmet foram usados morangos, mas qualquer fruta é bem-vinda. “Abacaxi, laranja e uma salada de frutas”, explica. Até bolo de pote bem-casado — num potinho menor — ela já fez como lembrança de casamento.
Para o preparo, as dicas já começam na massa do bolo. Ela faz uma receita com base de azeite. “Porque o bolo amanteigado quando vai à geladeira fica mais durinho por causa da manteiga. O bolo com azeite, não”, ensina. Outra dica é sempre manter o bolo no pote pronto refrigerado e não só para manter o geladinho, mas também para conservar. O prazo de validade dos bolos que ela faz é de cinco dias.
A montagem deve iniciar com todos os ingredientes frios: bolo, calda e recheio. Pode parecer óbvio, mas use um aro para cortar o bolo que seja do tamanho da largura do copo. As rebarbas do bolo que sobram podem virar um bombolo, acrescentando leite de condensado só para dar liga e fazer bolinhas.
O passo seguinte é umedecer o bolo. Mas, não encharcá-lo, ressalta. Quando usar uma fruta que solte água, como o morango, umedeça um pouco menos. Simone usa uma calda mais neutra, com água, açúcar e pau de canela.
O brigadeiro que ela coloca no recheio é diferente do usado para bolear. Simone acrescenta creme de leite logo no início, quando vai ao fogo. Assim, o sabor doce fica mais suave também. O ideal é colocar o recheio com o saco de confeiteiro e ajeitar as laterais com uma colherzinha. Simone usa um pote de vidro em que cabem 205 g de bolo. Neste tamanho, ela usa duas camadas de cada coisa: bolo, brigadeiro, morangos e suspiro e finaliza com uma camada de chantilly. “Sempre tem uma cobertura”, diz, que varia do tradicional chantilly ao ganache com chantilly.
Passo a passo
1. Com o bolo pronto, corte os círculos com o aro.
2. Coloque delicadamente a primeira camada de bolo sem quebrar dentro do pote e umedeça o bolo com a calda. Cuidado para não encharcar.
3. Com o saco de confeiteiro, acrescente a primeira camada de brigadeiro. Ajeite as laterais com uma colher, se necessário.
4. Coloque os morangos e os suspiros.
5. Mais uma vez coloque uma camada de bolo.
6. Regue novamente.
7. Acrescente mais uma camada de brigadeiro.
8. E novamente os morango e suspiros.
Confira a receita completa
LEIA TAMBÉM: