Bom Gourmet
Páscoa deve aumentar movimento no setor da alimentação fora do lar
O feriado da Páscoa deve trazer um aumento no movimento para o setor da alimentação fora do lar. A Sexta-feira Santa e o Sábado de Aleluia são datas em que famílias costumam se reunir para fazer refeições e consumir peixe, em especial o bacalhau. Se preparar para receber estes clientes é fundamental para aumentar o faturamento durante a data. Essa é a análise de João Ricardo Tonin, economista da FoodCo.
Segundo dados da Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), as vendas na Páscoa terão um crescimento de 4,5% em comparação a 2023. Os produtos mais procurados no período são o chocolate e o bacalhau, com aumento significativo nas importações – 70% para o bacalhau e 25% para o chocolate.
Tonin ressalta que, para se preparar para o feriado, empresários devem planejar o cardápio com antecedência, evitar compras de última hora, oferecer pratos simples e reduzir desperdício. Muitos clientes estarão cautelosos com os gastos, por conta de endividamento, portanto oferecer opções mais acessíveis no cardápio é um diferencial.
Investir em campanhas publicitárias nas redes sociais é essencial. O setor de delivery também deve ter um aumento na demanda, por isso investir em combos familiares para entrega pode ser uma boa ideia.
“A Páscoa é uma oportunidade valiosa para o setor da alimentação fora do lar. Aos estabelecimentos que abrirão nesta data, desejo ótimas vendas e uma feliz celebração de Páscoa”, conclui o economista.
O Boletim FoodCo. com a análise completa e em áudio do economista João Ricardo Tonin é um conteúdo semanal exclusivo para os assinantes da plataforma. A FoodCo. é a maior comunidade de donos de bares e restaurantes do Brasil. São mais de 13 mil empresários do setor reunidos em uma rede de conhecimento e networking, com acesso a conteúdos essenciais para quem empreende com alimentação fora do lar.