Bom Gourmet
Paranaense Manu Buffara está entre os melhores chefs do mundo em 2025, segundo guia

Crédito: Divulgação
O guia The Best Chef Awards divulgou, nesta quinta-feira (2), a lista dos melhores do mundo chefs em 2025. Entre os nomeados, os brasileiros Manu Buffara, Alex Atala e Ivan Bielawski aparecem na categoria três facas, a de maior prestígio no ranking.
A inclusão de Bielawski foi uma novidade deste ano, já que Buffara e Atala já haviam sido nomeados na lista de 2024. O Brasil também entra com outros sete chefs na categoria duas facas: Alberto Landgarf, Fabrício Lemos, Lisiane Arouca, Janaina Torres, Jefferson Rueda, Luiz Filipe Souza e Rafa Costa e Silva. Na categoria uma faca, são 12: Dante Bassi, Kafe Bassi Eduardo Ortiz, Luana Sabino, Felipe Bronze, Geronimo Athuel, Helena Rizzo, Kazuo Harada, Rodrigo Oliveira, Tadashi Shiraishi, Tássia Magalhães e Thomas Troisgros.
O sistema de facas foi introduzido na edição do ano passado, e é dividido nas seguintes categorias: uma faca, para que alcançaram 20% ou mais da pontuação máxima; duas facas, para 40% ou mais; e três facas, para 80% ou mais. Ao todo, 783 chefs foram nomeados, sendo 126 com uma faca, 236 com duas facas e 421 com uma faca.
A premiação também elegeu os três melhores chefs do mundo. O pódio foi formado pelo dinamarquês Rasmus Munk, a eslovena Ana Roš e o indiano Himanshu Saini.