Bom Gourmet
Paranaense conquista título de melhor garçom do Brasil

Matheus Henrique dos Santos foi o vencedor da categoria Serviço de Restaurante nas Competições Senac. Crédito: Bruno Tadashi/Senac-DN.
O Paraná conquistou o título de melhor garçom do Brasil na etapa nacional das Competições Senac, realizada entre os dias 18 e 21 de setembro, no Rio de Janeiro (RJ). O ouro na ocupação de Serviço de Restaurante ficou com Matheus Henrique dos Santos, que se destacou pelo atendimento técnico, carisma e atenção aos detalhes.
Ao longo de três dias de provas, o paranaense foi avaliado em desafios que simulavam situações reais da profissão, como atendimento em inglês em um jantar formal, serviços de bar e barista, técnicas de dobra de guardanapos, montagem de mesa e atendimento ao cliente. Com o resultado, ele garantiu vaga para representar o Brasil na WorldSkills, a maior competição de educação profissional do mundo, marcada para 2026 em Xangai, na China.
Além do ouro em Serviço de Restaurante, a delegação paranaense obteve outras conquistas na competição, que reuniu mais de 100 competidores de 23 estados e do Distrito Federal em dez diferentes ocupações. O Paraná participou em sete delas e somou nove medalhas, incluindo prêmios de destaque, bronze e excelência.

Na área de Cozinha, a paranaense Lorrane Manuely Chaves de Oliveira conquistou a medalha de excelência depois de passar por diferentes diferentes provas, nas quais teve que apresentar: um prato inspirado na gastronomia brasileira, com peixe, milho e um ingrediente surpresa; um prato principal com frango e vegetais; e uma sobremesa à base de abóboras e oleaginosas. Tudo elaborado como se estivesse em um ambiente real de cozinha de restaurante. O ouro da categoria ficou com o Rio Grande do Sul.
Criadas em 2016, as Competições Senac ocorrem em quatro etapas: escolar, estadual, seletiva estadual e nacional. A fase nacional acontece a cada dois anos, sempre no ano anterior à WorldSkills, e reúne estudantes de diferentes estados brasileiros em provas que avaliam habilidades práticas em diversas ocupações. Os vencedores garantem vaga para representar o Senac Brasil na disputa internacional.
A WorldSkills também é realizada a cada dois anos, em um país diferente, e reúne jovens de mais de 70 países em mais de 60 profissões técnicas, sendo considerada a maior disputa de educação profissional do mundo.