Bom Gourmet
Paranaense conquista medalha de ouro como melhor cozinheiro do Senac Nacional
O Senac PR conquistou medalha de ouro na ocupação Cozinha na Etapa Nacional das Competições Senac de Educação Profissional. A vitória foi protagonizada por Paulo Bedin, tecnólogo em Gastronomia pela Faculdade Senac Maringá. Na ocupação Serviço de Restaurante, a instituição paranaense levou a medalha de bronze com a competidora Larissa Szandela. A competição aconteceu entre os dias 22 e 27 de outubro em Vitória (ES).
Além dessas duas ocupações, o Senac PR participou também com outras duas: Cuidados de Saúde e Apoio Social – em que também conquistou o ouro com Estefany Marengoni – e Cabeleireiro. E ainda obteve o primeiro lugar geral da competição. Ao todo, 22 estados e 61 competidores participaram da programação.
Com três módulos compostos pelas entradas, mais prato principal e sobremesa, o cozinheiro natural de Jandaia do Sul conquistou os jurados da competição. “Treinamos em busca do ouro, mas foi uma surpresa ter conquistado”, comemora Kaio Trevizan, treinador e avaliador. “Foi um trabalho árduo e em equipe, teve muitas mãos nesse processo”, explica.
No prato principal, Beni lançou mão de técnica e criatividade para preparar um farce de camarão recheado com camarão refogado e aspec, acompanhado de chuchu fondant, fagotini de chuchu, picles de mostarda, canolle de cebola caramelizada, polenta temperada e purê de abóbora, mais camarão sauté e molho hollandaise de limão siciliano.
Larissa comemorou o bronze como se tivesse conquistado a medalha
de ouro. “A gente sabia que ia ser difícil, mas subir no pódio é uma emoção incrível”,
revela. Ela foi treinada por Ueslei Felipe de Oliveira.
de ouro. “A gente sabia que ia ser difícil, mas subir no pódio é uma emoção incrível”,
revela. Ela foi treinada por Ueslei Felipe de Oliveira.
Próxima parada: Lyon
Com as conquistas, Bedin e Estefany representam o Brasil, no próximo ano, na WorldSkills, em Lyon, na França. A maior competição mundial de educação profissional acontece a cada dois anos e, na edição de 2024 deve reunir cerca de mil estudantes de diversos países. Serão mais de 60 ocupações profissionais representadas.
Em período de descanso merecido, os medalhistas voltam aos treinos a partir da segunda quinzena de novembro, acompanhado de experts nacionais de suas respectivas ocupações, para se prepararem para a competição em Lyon.