Bom Gourmet

Paraná registra primeira morte por intoxicação de metanol

Bom Gourmet
20/10/2025 17:42
Thumbnail

Crédito: Bigstock

A Secretaria da Saúde do Paraná confirmou a primeira morte causada por intoxicação de metanol no estado nesta segunda-feira (20). A vítima é um homem de 55 anos, de Foz do Iguaçu, que deu entrada numa UPA da cidade na última terça-feira (14). O paciente apresentava quadro de dor abdominal e havia consumido bebida alcoólica um dia antes.
O homem tinha doenças crônicas e comorbidades, e a situação evoluiu para óbito ainda na UPA. Foi realizada uma coleta de material para exame e o resultado foi positivo para metanol.
O estado já registrou 21 notificações de intoxicação por metanol, das quais cinco foram confirmadas. Outros 14 casos foram descartados e dois seguem em investigação, ambos em Curitiba: um homem de 60 anos, que permanece estável e apresenta melhoras, e uma mulher de 41 anos, em estado grave, mas estável.
A linha de investigação mais recente da Polícia Civil de São Paulo sugere que falsificadores utilizaram etanol contaminado com metanol na fabricação de bebidas. O composto foi comprado de postos de gasolina e, posteriormente, vendido ao consumidor como bebida alcoólica.
Organizações como a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) tem alertado empresários e consumidores para procurar sinais de falsificação em garrafas. Preços baixos, lacres tortos, erros de impressão e odor semelhante a solventes são possíveis indícios de que o produto é falso.
Leia também: