Bom Gourmet
Paraná é o quarto maior produtor de pão do país
Pão francês do Fabiano Marcolini Alimentari. Hugo Harada / Gazeta do Povo
A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) divulgou uma série de dados sobre a panificação no estado, em comemoração ao Dia Mundial do Pão, celebrado nesta quarta-feira (16). A produção de pão no Paraná é a quarta maior do Brasil e representa 7% do volume nacional. Os dados foram contabilizados a partir da Relação Anual de Informações (RAIS) de 2023.
O estado conta com 2.230 estabelecimentos voltados à panificação, o que gera mais de 15.700 empregos. No Brasil, o número de estabelecimentos pretencentes ao ramo é de 31 mil, com mais de 257.700 trabalhadores dedicados à produção de pão.
Segundo Rodrigo Pasa, presidente da Federação das Indústrias do Paraná, o maior impedimento para o crescimento do setor é a falta de mão de obra qualificada. Para Pasa, padeiros e equipes de atendimento ao público são as áreas com maior escassez. “Está muito mais difícil contratar profissionais especializados e o treinamento de novos entrantes leva um tempo, não é feita imediatamente”, conta Pasa.“Não fosse a disponibilidade de contratação de trabalhadores estrangeiros a situação estaria ainda mais crítica”.
Dia Mundial do Pão
A data foi estabelecida no ano de 2000, pela União Internacional dos Padeiros e Confeiteiros (UIB), para celebrar o alimento que está presente na dieta humana há mais de 6 mil anos. Em Curitiba, as padarias associadas ao Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Estado do Paraná (Sipcep) vendem o pão francês sem imposto de 22,5% durante o dia. A lista de estabelecimentos participantes pode ser encontrada no site do Sipcep.