Bom Gourmet
Paraná é o estado do Sul com o maior número de pizzarias abertas
O Paraná é o estado da região Sul com o maior número de pizzarias em funcionamento. Segundo estudo da Apubra - Associação Pizzarias Unidas do Brasil, o mercado brasileiro de pizzarias teve um crescimento de 499% nos últimos dez anos e o estado registrou um crescimento acumulado 330% no peíodo. Em uma década, o número de pizzarias no Paraná passou de 988 (2012) para 4.248 (2022) estabelecimentos ativos.
Com esse número de pizzarias no Paraná, o estado passa a ocupar o quinto lugar no ranking nacional, logo depois de Bahia, em quarto, Minas Gerais em terceiro, Rio de Janeiro na segunda colocação e São Paulo em primeiro lugar. Nos últimos anos, a região Sul do Brasil apresentou uma forte presença no setor.
Atualmente, a região possui 15% de todas as pizzarias ativas de todo o país. Dentro deste índice, o estado do Paraná concentra 6% de lojas ativas, seguido por Santa Catarina, com 5% e o Rio Grande do Sul, com 4%.
“Hoje, o Paraná é considerado o quinto estado com o maior número de pizzarias ativas em todo o Brasil. Esse crescimento é o reflexo do movimento do mercado no Paraná nos últimos anos, que saltou de 3644 unidades abertas em 2021 para 4248 em 2022, com a abertura de mais de 600 estabelecimentos nesse período”, comenta Gustavo Cardamoni, presidente da Apubra.
As informações foram extraídas a partir da parceria da Apubra com empresas especialistas em base de dados, que compreende estabelecimentos cadastradas na Receita Federal, em situação ativa, até dezembro de 2022. O estudo também segue os critérios estabelecidos na pesquisa qualitativa, realizada diretamente pela Apubra, que como atingiu um número relevante de resultados adotou como critério de pesquisa analisar dados de mercado apenas das empresas pertencentes a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) 56 e autodenominadas como pizzaria.
É importante ressaltar que o número final apresentado no conteúdo não corresponde ao total de pizzarias atuantes no Brasil. Trata-se de uma amostragem e estima-se que esse dado corresponda a 75% do mercado. “Para nós é uma grande satisfação concluir esse estudo, que esperamos servir como guia para todos os profissionais que atuam no mercado da pizza, de empresários a fornecedores, até aqueles que almejam empreendedor no setor. Entendemos a necessidade de investir em capacitação constante e reforçamos o nosso compromisso com essa missão”, diz o presidente da associação.