Bom Gourmet
“Para quem quer expandir, não há espaço para o improviso”, diz sócio da Sampa Burger
Gian Mirante, sócio do Sampa Burger, em conversa com empresários do food service nesta segunda-feira (3), durante o FoodCo. Experience. Cinthia Scheffer
O empresário Gian Mirante viveu na prática a máxima de “dar um passo para trás para andar dois para frente”. Para ele, ter que fechar uma unidade da sua hamburgueria foi um grande aprendizado no processo de expansão da Sampa Burger. Hoje, a rede tem cinco lojas em São Paulo.
“Nós abrimos a nossa segunda loja em dezembro de 2019. No começo do ano seguinte, veio a pandemia. Foi, claro, um prejuízo. Mas fechar uma unidade foi um grande aprendizado para nós porque me fez entender tudo que precisava ser ajustado para expandir”, lembra. Gian palestrou ontem para empresários e operadores do setor alimentício na primeira edição do ano do FoodCo. Experience.
Para quem quer expandir os negócios, Gian alerta que não há espaço para improvisos. “Você precisa ter certeza de que o negócio está rodando 100% e ter controle muito rígido da operação”, orienta.
Fornecedores e parceiros
Outro passo importante, diz Gian, é homologar fornecedores e estudar formatos e insumos que podem ser escalonados. “Você precisa ter noção do nível de entrega do seu fornecedor. E isso vai além da qualidade. Você precisa fazer testes e entender se os clientes aceitam os produtos que são viáveis para expansão”, avalia o sócio da Sampa Burger.
Aprender a delegar também é essencial na visão do empresário. “Busque parceiros que tenham complementaridade como objetivo em comum. Não tenham medo de investir, de trazer essas pessoas complementares. Se você não tem sócios, procure empresas que possam te ajudar.”
O evento é organizado pelo FoodCo., startup focada em soluções de conteúdo, conexões e tecnologia para empresários da gastronomia brasileira, e tem o patrocínio da Gold Food Services e do Grupo Ergon.