Bom Gourmet
Conheça os segredos da preparação do pão de fermentação natural
O processo de produção de um pão de fermentação natural é longo e requer bastante cuidado. Mas, o resultado é inigualável. Afinal, quem não ama aqueles pães italianos de casca crocante e miolo macio? Além do sabor inesquecível, os pães de fermentação natural também são melhores para a saúde, pois tem baixo índice glicêmico e são mais fáceis de serem digeridos.
Pode ser difícil, mas o resultado compensa cada minuto do processo. O Bom Gourmet separou algumas dicas para você preparar seus pães caseiros, desde a produção do fermento até a retirada do forno. Confira!
Fermento natural (levain)
Para produzir seu pão de fermentação natural, antes de tudo, é preciso preparar o fermento natural, mais conhecido como levain. O chef Fabiano Marcolini, da Marcolini Pane Pasta Dolci, compartilhou conosco os segredos de seu levain, que o acompanha desde 2013, proveniente de um levain italiano de 1935. “Quanto mais velha for a massa, melhor”, ressalta o chef. Confira!
Pão com miolo macio e casca crocante
Agora é hora de produzir o pão propriamente dito. Assim como nas outras etapas do processo, o segredo aqui é ter paciência. O processo da fermentação transforma o açúcar presente na farinha em gás carbônico e álcool, o que facilita a digestão. Assim, é importante ficar atento a temperatura e umidade durante toda a produção. Confira!