Bom Gourmet
'Pai da Nutella' morre aos 97 anos na Itália

Francis Rivella, conhecido com o 'pai da Nutella', morreu aos 97 anos. Montagem/Instagram
O italiano Francesco Rivella, conhecido como o "pai da Nutella" morreu aos 97, informou o jornal Corriere Della Serra. Segundo a publicação, ele morreu na última sexta-feira (14). Rivella era químico.
A data de sua morte coincide com o aniversário de dez anos da morte de Michele Ferrero, dono da Ferrero, proprietária da pasta de avelã e de marcas como a Ferrero Rocher, Kinder e TicTac.
Viúvo, Rivella vivia em Alba, na região de Piemonte, e deixa quatro filhos. O funeral deve acontecer nesta segunda-feira (17), informa a imprensa italiana.
O pai da Nutella trabalhou por mais de quatro décadas na Ferrero. A fórmula do doce foi criada em 1946, após a Segunda Guerra Mundial, como uma alternativa à falta de cacau causada pelo conflito, o que elevou os preços da semente a valores considerados impraticáveis à época.
Foi nesse período que a Ferrero colocou no mercado o Giandujot. A quantidade de cacau era mínima mas suficiente para dar sabor ao produto, que era embalado de modo semelhante a uma barra de chocolate. O Giandujot só se transformou em creme cinco anos depois, sendo vendido em potes e com o nome de Supercrema.
O nome Nutella só apareceu em 1964. Todo o processo de elaboração da pasta foi acompanhado por Rivella.
"O Dr. Francesco Rivella foi um dos dirigentes históricos da Ferrero, amigo pessoal de Michele Ferrero e inventor do nome “Nutella”, um marco importante na história e na memória de Alba", publicou nas redes sociais o Rotary Club de Alba, de quem Rivella era associado desde 1970. "Uma figura importantíssima e insubstituível do nosso Clube e um querido amigo, que fará muita falta", registrou.