Bom Gourmet
Ozempic pode afetar vendas de bebidas alcoólicas, acredita investidor inglês
O investidor inglês Terry Smith, um dos mais importantes da Bolsa de Valores de Londres, vendeu suas ações na Diageo, fabricante das marcas Guiness, Smirnoff e Tanqueray. O motivo da venda, segundo investidor, é que o consumo de álcool deve diminuir nos próximos anos por conta do uso de Ozempic.
"Suspeitamos que o setor de bebidas está no estágio inicial de ser impactado negativamente por remédios para perda de peso. Na verdade, parece que eventualmente esses remédios serão usados para tratar o alcoolismo, tamanho é seu efeito no consumo", escreveu Smith em uma carta a seus cotistas.
Ao mesmo tempo, o investidor decidiu manter suas ações da Brown-Forman, empresa responsável pelo whiskey Jack Daniels. O inglês acredita que o uso de remédios para perda de peso deve levar consumidores a "beber menos mas com mais qualidade", e a Brown-Forman está mais bem posicionada para oferecer bebidas de alto padrão.
Embora ainda não seja possível afirmar categoricamente que esses remédios reduzam o consumo de álcool, existem diversos estudos que apontam para essa hipótese. De acordo com uma pesquisa feita na Faculdade de Medicina da Universidade Case Western Reserve, nos Estados Unidos, usuários de Ozempic e Wegovy apresentam uma redução de 50% no consumo de bebidas alcoólicas.
Smith também cita a falta de informações sobre os negócios da Diageo na América Latina como um dos motivos para a venda das ações. Segundo o investidor, os números da empresa na região são menores que os de concorrentes.