Bom Gourmet
Ostras do Cabaraquara conquistam selo de Indicação Geográfica

Crédito: Inove.
O Paraná conquistou sua 22ª Indicação Geográfica (IG) nesta terça-feira (28). As Ostras do Cabaraquara foram reconhecidas com o selo na modalidade Indicação de Procedência (IP), pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Esta é a oitava IG paranaense de 2025.
As ostras são produzidas no município de Guaratuba. Conforme divulgado pelo INPI, são caracterizadas por ter um sabor leve e adocicado, e por representar “um santuário ecológico onde diversas fazendas marinhas e restaurantes realizam a produção e comercialização de ostras, sendo a ostreicultura a principal atividade econômica realizada na área geográfica”.
A área de produção das Ostras de Cabaraquara é delimitada pela Baía de Guaratuba, tendo como limite as escarpas da Serra do Mar, a oeste, e o Oceano Atlântico, a leste. A extensão total é de 50,19 km².
O pedido da IG foi depositado no dia 21 de junho de 2024, pela Associação Guaratubana de Maricultores (Aguamar). Elvisley José Rocha Ferreira, presidente da associação, conta que o grupo reúne dez produtores e a produção anual fica em torno de 80 mil dúzias de ostras.
Para Elvisley, a conquista do selo de IG é uma forma valorizar o turismo, a gastronomia e a comercialização segura do produto. “A procura pelas ostras vem aumentando. Todo o processo de reconhecimento já fez grande diferença e, com essa conquista, teremos ainda mais credibilidade no mercado”, afirma.
O trabalho da associação começou ainda em 2022, com o resgate histórico da produção das ostras e a elaboração dos documentos necessários para protocolar o pedido. Durante o processo, os produtores receberam auxílio do Sebrae Paraná.
As IGs do Paraná
Além das Ostras de Cabaquara, o estado conquistou outras sete IGs em 2025: a ponkan de Cerro Azul; as broas de centeio de Curitiba; a cracóvia de Prudentópolis; a carne de onça de Curitiba; o café de Mandaguari; o urucum de Paranacity; e o queijo colonial do Sudoeste do Paraná.
Também fazem parte da lista outras 14 IGs: mel de Ortigueira; queijos coloniais de Witmarsum; cachaça e aguardente de Morretes; melado de Capanema; cafés especiais do Norte Pioneiro; morango do Norte Pioneiro; vinhos de Bituruna; goiaba de Carlópolis; mel do Oeste do Paraná; barreado do Litoral do Paraná; bala de banana de Antonina; erva-mate de São Matheus; camomila de Mandirituba; uvas finas de Marialva.


