Bom Gourmet
Ostern Baviera, a Páscoa encantada de Curitiba, com decoração típica alemã
Tamanho foi o sucesso da decoração de Natal da Cantina Baviera que a casa passou também a ser uma atração turística do centro de Curitiba, atraindo tanto os turistas quanto os próprios residentes da cidade, encantados pela temática alemã da festa natalina.
O resultado foi casa lotada, não apenas no período próximo à data cristã, mas também durante todo o tempo em que a paisagem natalina alemã esteve exposta (que teve de ser prorrogada aos dez primeiros dias de janeiro, a pedido dos clientes).
E esse êxito inspirou o empresário Márcio Borges, sócio proprietário do restaurante, a investir também na decoração de Páscoa, mantendo, também, todas as raízes germânicas para esse novo período. O resultado foi a Ostern Baviera, mais um mergulho da cultura alemã, que pode ser visto já a partir desta sexta-feira (01/03) no Baviera. Assinada pela arquiteta Thayana Hey – também sócia da casa - e pelo decorador Rodrigo Collect, que tornaram o restaurante um sucesso no último Natal, a Ostern Baviera propõe transformar almoço ou jantar numa experiência única, que fascina crianças e adultos.
Já na entrada, os clientes são recebidos com a magia da decoração ambientada na aconchegante construção enxaimel, característica da arquitetura germânica presente no imóvel centenário. E aí, à medida que adentra à cantina, o cliente vai sentindo toda a ambientação em torno da tradição alemã para a data. Um dos pontos fortes da decoração é a tradicional Osternbaum (árvore de Páscoa). A Osterbaum é um dos grandes símbolos da Páscoa na Alemanha e, para representa-la, foram cuidadosamente pendurados galhos no centro do restaurante, sobre as mesas. Estes galhos de árvores são enfeitados com ovos coloridos.
Outro ponto de atenção dado à decoração são as flores. Na Alemanha, a Páscoa acontece na Primavera e, por isso, a maioria dos alemães limpa suas casas e as decora com flores e plantas frescas, para a ocasião. Na decoração do restaurante, foram espalhadas centenas de flores germânicas, para trazer vida ao ambiente.
Mas o que seria da Páscoa sem os coelhos? Muito elegantes, eles foram estrategicamente posicionados, logo na chegada do restaurante, recepcionando os clientes. Também na entrada, pendurado, um grande arranjo floral de teto, com as cores da bandeira alemã, completando a temática de boas-vindas do restaurante.
Pratos novos e brindes para as crianças
Mas é claro que uma guinada dessas não poderia passar sem novos sabores. Também há, evidentemente, novidades pascoalinas nos sabores da casa. Contando com a consultoria do experiente chef Leandro Bortoloti – que já passou por vários restaurantes da cidade e tem agenda carregada de eventos -, três novos pratos também estão sendo apresentados: uma entrada, um prato principal e uma sobremesa.
Tive a oportunidade provar e achei bem interessantes, de sabores e texturas harmoniosamente ajustados. De entrada, Peras grelhadas com gorgonzola - salada de rúculas, peras grelhadas com queijo gorgonzola e redução de aceto balsâmico.
O prato principal, evidentemente, teria se ser bacalhau e, depois de uma seleção entre algumas criações, a escolha recaiu sobre o que foi denominado Bacalhau Baviera - bacalhau branqueado, coberto com crosta de pão (migas, para os portugueses). No prato, batatas, cebolas caramelizadas, azeitonas, alho assado, tomates-cereja confitados e um intrigante toque de mexilhões ao vinho. Para acompanhar, um gostoso Arroz com brócolis e cogumelos Paris na manteiga, finalizados com amêndoas laminadas caramelizadas. Tem tudo para ser um grande sucesso.
A sobremesa se chama Mar vermelho e é uma torta de chocolate com ganache, numa base de compota vermelha com vinho do Porto.
Os novos itens já estão sendo servidos, juntamente com os demais pratos do cardápio original da casa. E o Baviera, que funcionou por décadas somente à noite, recentemente passou também a atender durante o horário de almoço e, pela primeira, vez servirá almoço na Sexta-feira Santa, no Sábado de Aleluia e no Domingo de Páscoa, mediante reservas.
E como a Páscoa chama presentes e mimos, as crianças que frequentarem o restaurante nos próximos dias – vale para todo o mês de março -, ao término da refeição, terão uma surpresa na saída. Ligada à data, obviamente, mas a casa faz questão de manter segredo até o momento da entrega.
Vale muito a visita à Ostern Baviera - A Páscoa encantada de Curitiba. Pela bela decoração, pelo astral e pela boa comida.
Cantina Baviera
Horários: Aberto de segunda a segunda, das 18h à meia noite (sextas e sábados, até 1h). Almoço das 11h30 às 15h.
Alameda Augusto Stellfeld, 18 – Centro (próximo ao Largo da Ordem)
Reservas: (41) 3232-1995 (fixo e WhatsApp)
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
Entre em contato com o blog:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br